Linha de monotrilho mais antiga do Japão encerrará operações

O sistema de monotrilho começou a ser usado em dezembro de 1957 como um projeto piloto em que Tóquio buscou uma alternativa para os bondes no período pós-guerra.

O monotrilho no Ueno Zoological Gardens (Wikimedia/PekePON)

A operação da linha de monotrilho mais antiga do Japão será suspensa em um zoológico de Tóquio em novembro após funcionamento de 62 anos, visto que os atuais veículos estão se desgastando, disse o governo metropolitano na quarta-feira (23).

Publicidade

O governo não deixou claro se a operação do monotrilho no Ueno Zoological Gardens retomaria após uma interrupção com início em 1º de novembro, citando altos custos operacionais.

O zoológico começou a usar o sistema, que tem uma rota de 300 metros e vagões pendurados por uma espécie de braço de um lado, em dezembro de 1957 como um projeto piloto em que Tóquio buscou uma alternativa para os bondes no período pós-guerra.

O zoológico opera duas faixas de monotrilho entre o lado leste e oeste da área. A viagem de 90 segundos custa 150 ienes e atrai mais de 1 milhão de passageiros por ano, de acordo com o governo metropolitano.

Após o sistema de monotrilho ser desativado, o zoológico usará transporte em terra, como veículos elétricos, para transportar os passageiros, gratuitamente, disse o governo metropolitano.

Fonte: Kyodo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Inovações tecnológicas nas óticas do Japão

Publicado em 26 de janeiro de 2019, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

As maiores redes de óticas do país apresentam inovações para as pessoas que gostam ou precisam de óculos. E para outras que precisam de lupa.

Novidades nas óticas dão basta para quem quer levar uma lupa na bolsa ou de ficar perguntando ‘combina comigo?’ (ANN/divulgação)

A TI-Tecnologia da Informação foi usada para o desenvolvimento de um espelho inovador na Jins. Outras duas gigantes oferecem lupa em formato de óculos para não passar vergonha.

Publicidade

Rainha Má

Até a Rainha Má do conto Branca de Neve teria resposta imediata para a pergunta “espelho, espelho meu, há alguém mais linda do que eu?”.

O release não fala do personagem mas explica como funciona o espelho, lançado na loja de Ueno, Tóquio, na sexta-feira (25). O cliente coloca o óculos e se vê. Logo em seguida aparece a informação com a média da impressão dos públicos masculino e feminino, em avaliação expressa em porcentagem.

Jins estreia prova de óculos com exibição do percentual, em opiniões masculina e feminina, se combina com o usuário (ANN)

Para programar esse espelho com TI a fabricante usou respostas de mais de 300 mil pessoas. Caso obtenha uma resposta com 80% ou mais de que combina com o rosto do usuário, pode comprar sem dúvida.

Dependendo da reação dos usuários a Jins pretende expandir para as duas demais lojas.

Lupas em óculos

Olhos cansados, ressecados ou até mesmo com o avanço da idade, pode ser que fique difícil ler fontes pequenas ou visualizar detalhes. Carregar uma lupa dentro do bolso ou da bolsa para usar nessas ocasiões é desconfortável e pode pegar mal.

Zoff Deca, lupa em óculos, mais em conta e ganchos em diversas cores (divulgação)

Para sanar esse problema com elegância a fabricante e dona de óticas lançou o Zoff Deca. Aparentemente é um óculos mas suas lentes são lupas, sem aquela forma arredondada. Por isso, o usuário não passa vergonha. O melhor de tudo é o preço, a partir de 7 mil ienes, para aumento de 1,6 vez.

Essa novidade foi anunciada no dia 23 e já está dando o que falar. Afinal, o concorrente Hazuki Lupe já tinha lançado antes. A briga entre as duas vai ficar mais intensa.

Hazuki Lupe, a pioneira, com armações em várias cores e promessa de resistência (divulgação)

Os da fabricante Hazuki chamam a atenção pelos modelos usados para os comerciais: artistas de primeira linha da tevê e cinema.

E, ainda por cima, a novidade pode ser usada por longo tempo sem cansar. Para quem é usuário de smartphone e computador, tem um filtro para as luzes azuis. Os preços são a partir de ¥10.980, com várias opções de aumento da imagem, a partir de 1,3.

Observe que esses óculos com lupa não substituem as lentes com grau.

Para ler outras matérias em Cotidiano toque aqui.

Fontes: divulgação, ANN, IT Media e Tokyo TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!