Japão está se preparando para compra massiva de caças F-35 dos EUA

O ministério da defesa do Japão disse que quase metade de sua frota existente de caças F-15J não pode ser atualizada, tornando necessária a compra de novas aeronaves.

O jornal Nikkei News colocou o valor do negócio de caças a $8.8 bilhões (NHK)

O Japão está se preparando para encomendar cerca de 100 aviões de combate F-35 desenvolvidos nos EUA em um negócio que poderia aumentar potencialmente o balanço de poder na Ásia, de acordo com fontes familiares ao processo.

Publicidade

A encomenda incluiria uma versão do caça capaz de decolar e pousar verticalmente, uma característica que poderia levar o Japão a transformar alguns de seus navios existentes em porta-aviões para que ele possa operar as aeronaves no mar – uma capacidade que o país não tem desde a 2ª Guerra Mundial, disse ao CNN uma fonte com conhecimento do assunto sobre o programa F-35.

O Ministério da Defesa do Japão não confirma o negócio, mas disse que estava buscando adquirir um “caça altamente competente” quando seu “plano intermediário de manutenção de defesa” chegar para aprovação do Gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe em dezembro.

O ministério disse que quase metade de sua frota existente de caças F-15J não pode ser atualizada, tornando necessária a compra de novas aeronaves. “Nesse ponto, o modelo concreto não foi decidido”, disse o escritório de imprensa do ministério.

Contudo, uma fonte próxima ao programa F-35 dos EUA confirmou ao CNN que um negócio estava sendo trabalhado para que o Japão compre cerca de 100 dos caças furtivos F-35.

O Pentágono promove os F-35, com as mais avançadas aviônicas do mundo, motores e armamento, como a “aeronave mais acessível, letal, sustentável e resistente já usada”.

O jornal Nikkei News colocou o valor do negócio de caças a $8.8 bilhões, com o valor de cada aeronave a $88 milhões.

Preocupações sobre o ambiente de segurança instável na Ásia

A mudança, a qual os críticos alegam violar a constituição pacifista pós-guerra do Japão, ocorre em meio à expansão naval chinesa no Oceano Pacífico. Um livro branco de defesa japonês destacou em agosto preocupações sobre o ambiente de segurança instável na Ásia.

“A rápida modernização do Exército Popular de Libertação, aprimoramento de capacidades operacionais e aumento de atividades unilaterais em áreas perto do arquipélago japonês estão gerando grandes preocupações em relação à segurança na região e na comunidade internacional, incluindo o Japão”, disse o livro branco.

Falando ao CNN, Timothy Health, analista sênior de defesa na RAND Corp, disse que a ambição da China em dominar a região Ásia-Pacífico carrega “enormes consequências para o Japão”.

“Pagar por sua própria defesa”

Ao mesmo tempo, a abordagem pouco convencional da administração de Trump em relação ao comércio e alianças militares deixou Tóquio se sentindo, por vezes, incerta da extensão do apoio dos EUA nos últimos meses, o qual havia sustentado suas relações internacionais desde o fim da 2ª Guerra Mundial.

Repetidamente, o presidente Donald Trump pediu a aliados militares no leste da Ásia que pagassem por sua própria defesa, ameaçando o fim de uma presença militar dos EUA na região enquanto encoraja o Japão a comprar mais armas americanas.

O comprometimento do Japão em adquirir mais F-35 é, em parte, um esforço para reafirmar sua parceria militar com os EUA, de acordo com a fonte próxima ao programa, a qual observou que a aeronave não oferece somente uma atualização na capacidade, mas também facilita a força em parceiros aliados.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Peste suína mata mais um javali em Gifu, totalizando 60

Publicado em 30 de novembro de 2018, em Sociedade

O problema da peste suína clássica em Gifu se agrava, somando 60 javalis silvestres encontrados mortos em decorrência da infecção.

O último javali encontrado morto em Yaotsu-cho, vila vizinha a Kani (Tokai TV)

Na manhã de 26 deste mês um residente local de Yaotsu-cho (Gifu) encontrou um javali morto na sua propriedade agrícola. Comunicado às autoridades e recolhido para exame no centro de pesquisa, foi constatado que morreu por infecção da peste suína clássica.

Publicidade

Com esse último já foram registradas 60 mortes de javalis, nas cidades de Gifu, Kani e imediações.

A propriedade agrícola de Yaotsu-cho fica a 24km de distância da fazenda de porcos, onde foram encontrados animais infectados em setembro.

Um representante do governo de Gifu informou que a temporada de caça aos javalis está suspensa em 20 das cidades e vilas da província. Mas considera expandir a área de proibição diante do problema.

Fonte: Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!