Jornalista japonês sequestrado na Síria em 2015 é libertado

O jornalista japonês foi sequestrado em 2015, quando entrou na Síria para fazer uma reportagem sobre a guerra civil no local.

O jornalista japonês Jumpei Yasuda foi libertado em 23 de outubro, de acordo com o governo japonês (ANN)

O secretário-chefe do Gabinete, Yoshide Suga, disse em uma conferência de imprensa realizada em Tóquio que, de acordo com informações do Qatar, o jornalista japonês Jumpei Yasuda foi libertado em 23 de outubro. Ele desapareceu na Síria em 2015.

Publicidade

Ele está agora em uma unidade da imigração em Antáquia, no sudeste da Turquia, próxima da fronteira com a Síria, frisou Suga.

O governo japonês está tentando verificar a identidade do indivíduo com a ajuda do governo turco, mas é altamente provável que o libertado é Yasuda, e autoridades transmitiram essa informação à esposa dele, disse Suga.

O que se sabia de Yasuda é que ele estava sendo detido por um grupo extremista na Síria após ter entrado no país do Oriente Médio para fazer uma reportagem sobre a guerra civil no local.

De acordo com um sírio que postou online uma foto de um homem que podia ser Yasuda em março de 2016, o jornalista foi raptado por Jabhat Fateh al-Sham, um grupo militante afiliado ao al-Qaeda, anteriormente conhecido como Frente Al-Nursa, em troca de resgate no mês de junho de 2015, logo após ele ter entrado em Idlib, no noroeste da Síria, a partir de Hatay no sul da Turquia.

O homem disse ao jornal Mainichi no início deste ano que suas negociações para libertar Yasuda há dois anos falharam e desde então ele se afastou da situação.

O homem afirmou que falhou em proteger Yasuda porque o governo japonês se recusou a cumprir com as exigências da organização militante. Não está claro se suas afirmações são verdadeiras.

Atualização às 19h08 (24 de outubro)

Governo japonês identifica Jumpei Yasuda

O Ministro de Relações Exteriores Taro Kono disse que oficiais da embaixada japonesa na Turquia confirmaram que o homem libertado pelos militantes sírios é o jornalista freelancer Jumpei Yasuda.

O secretário-chefe do Gabinete, Yoshihide Suga, anunciou na terça-feira (23) que ele foi notificado pelo governo de Qatar que Yasuda havia sido libertado e estava em uma unidade da imigração na cidade de Antáquia, na Turquia.

Kono disse aos repórteres no Ministério de Relações Exteriores na tarde de quarta-feira (24) que oficiais da imigração se encontraram e identificaram Yasuda.

O ministro Kono frisou que o jornalista parece estar com a saúde boa e que o governo organizará seu retorno para o Japão o mais rápido possível.

Fonte: Mainichi
Imagem: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão n.º 26 poderá se tornar ‘extremamente forte’ na sexta-feira

Publicado em 23 de outubro de 2018, em Sociedade

O tufão Yutu, de n.º 26, que se formou na segunda-feira poderá ganhar potência e ser classificado como ‘extremamente forte’ na sexta-feira.

Tufão n.º 26 poderá ser classificado como extremamente forte, mas ainda não há previsão se irá se aproximar do Japão (WN)

O tufão de número 26 está se movendo lentamente para o oeste, sobre o oceano ao sul do Japão. A previsão de qual curso seguirá ainda não pode ser feita.

Publicidade

Às 15h de terça-feira (23) o Yutu se move em direção à Lagoa de Chuuk, no Pacífico central. Ganhou potência e foi classificado como forte, com pressão central de 970hPa, segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ.

A previsão é de que ganhe ainda mais potência e seja classificado como extremamente forte, na sexta-feira (26). Caso isso ocorra conforme a previsão indica que será o mais violento do ano.

Segundo a Weather News somente este ano foram 6 com essa classificação. Se for o sétimo entrará para a história, pois desde 1977 não há registro de tantos tufões dessa categoria em um único ano.

Atualmente o anticiclone do Pacífico está espalhado sobre as águas da costa japonesa, criando uma barreira para impedir a entrada do tufão.

Dependendo do enfraquecimento do anticiclone o curso do tufão poderá mudar.

Como curso observado nos tufões de outubro, poderá mudar do oeste para o leste. Caso isso ocorra poderá afetar parte do arquipélago. Por isso os meteorologistas estão atentos ao seu movimento.

O anticiclone pode ser um determinante para a movimentação do forte tufão Yutu (WN)

Fontes: AMJ, Weather News e Tenki 
Imagens: WN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!