Fenômeno ‘daruma’ no sol da manhã

Registro feito por um leitor do site Weather News. Entenda como se forma o fenômeno ‘daruma’ no sol e eternize em foto ou vídeo!

Fenômeno ‘daruma’ no sol da manhã registrado por um leitor (Weather News)

A foto foi enviada por uma pessoa residente em Tosa (Ehime) na primeira hora da manhã de quinta-feira (25). A beleza do fenômeno daruma se forma especialmente no outono e na primavera. Pode ser observado de qualquer local à beira-mar, desde que as condições sejam favoráveis.

Publicidade

É o mistério provocado pelo frio. “Com a manhã fria havia um pouco de névoa sobre o mar. Os tons da paisagem ao redor estavam lindos”, foi o comentário da pessoa que fotografou o sol em daruma.

Daruma é um boneco que representa Bodhidharma. Vem sem as pupilas. Pinta-se uma e faz um pedido. Quando o pedido for atendido se dá outra pupila (Pixabay)

O site explica como se forma o fenômeno que depende de duas temperaturas. A da manhã ou do final do dia tem que ser baixa, como foi em Ehime, entre 10º a 11ºC. Mas a água do mar não esfria rapidamente, por isso, a superfície deveria estar em torno de 25ºC. Assim, aos olhos humanos a luz dobrada reflete como se tivesse um outro sol abaixo dele.

Explicação gráfica do fenômeno (WN)

Caso queira tentar registrar o fenômeno é preciso ir até algum porto ou à beira-mar na hora do pôr do sol ou do amanhecer. Que tal tentar nesta quinta-feira, quando a maioria das cidades do Japão estará sem nuvens?

Fonte e foto: Weather News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Jornalista Jumpei Yasuda segue para o Japão

Publicado em 25 de outubro de 2018, em Sociedade

Em entrevista, Yasuda disse que não falava japonês há 40 meses e estava se esforçando para encontrar as palavras certas.

Jumpei Yasuda a bordo do avião. Sua chegada ao Japão está prevista para esta quinta-feira, 25 de outubro (NHK)

O jornalista japonês mantido refém por militantes islâmicos por três anos partiu da Turquia rumo ao Japão na quarta-feira (24) após ser libertado e disse que estava feliz em voltar para casa.

Publicidade

Sua chegada ao Japão está prevista para o fim desta quinta-feira (25).

Jumpei Yasuda, jornalista freelancer de 44 anos que foi capturado por uma afiliada do al Qaeda após entrar na Síria a partir da Turquia em 2015, foi libertado na terça-feira (23) após três anos em cativeiro.

Diplomatas japoneses na Turquia confirmaram anteriormente que o homem libertado era Yasuda. O ministério de relações exteriores do Japão disse que o jornalista seria trazido para casa o mais rápido possível.

“Não sei o que farei a partir de agora”

Falando à Reuters a bordo de um voo que partiu de Antáquia, no sul da Turquia, em rota para Istambul, de onde ele viajará para Tóquio, Yasuda disse que não sabia o que o futuro guardava para ele.

“Estou feliz em poder retornar ao Japão. Ao mesmo tempo, não sei o que vai acontecer a partir de agora ou o que devo fazer”, disse ele. “Estou pensando sobre o que eu preciso fazer”.

Ele também disse que não falava japonês há 40 meses e estava se esforçando para encontrar as palavras certas.

Em um vídeo anterior divulgado por oficiais turcos, Yasuda agradeceu sua liberdade e disse que estava em segurança.

“Meu nome é Jumpei Yasuda, jornalista japonês. Fui mantido na Síria por 40 meses, agora estou na Turquia. Agora estou em condição segura. Muito obrigado”, disse Yasuda, barbudo.

Anteriormente, o primeiro-ministro Shinzo Abe havia demonstrado alívio, enquanto ele ainda aguardava informações sobre a identidade do homem libertado.

Tanto Abe como o ministro de relações exteriores Taro Kono agradeceram a Qatar e a Turquia pela cooperação na libertação de Yasuda. Um porta-voz do governo disse que nenhum resgate foi pago pela liberdade do jornalista japonês.

“Ele parece estar bem de saúde, mas nosso pessoal vai verificar sua condição e transportá-lo para o Japão o mais rápido possível”, disse Kono aos repórteres na manhã de quarta-feira.

Antes de 2015, Yasuda já havia sido detido no Oriente Médio.

Ele foi capturado em Bagdá no ano de 2004 e atraiu críticas no Japão por pressionar o governo para negociações pela sua liberdade.

A família do jornalista

Em Tóquio, os pais de Yasuda falaram com os repórteres no lado de fora da casa onde moram.

“Não podia fazer nada além de orar. Então eu venho orando todos os dias”, disse Sachiko, mãe de Yasuda.

Seu pai, Hideaki, disse que tudo o que ele queira era ver seu filho em boas condições.

“Acima de tudo, quero vê-lo bem”, disse o pai.

Fonte: Asahi
Imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!