Tufão muito forte próximo de Shikoku e Kinki

Os alertas de vigilância e prevenção a este tufão n.º 21 são semelhantes a um de 25 anos atrás, o qual causou 48 mortes e quase 400 feridos.

Tufão Jebi se aproxima de Shikoku e parte da Península de Kinki na manhã desta terça-feira (WN)

Até as 9h de terça-feira (4) províncias de Shikoku e parte de Kinki já estão dentro da área de tempestade. A previsão é de que antes do almoço se aproxime de Shikoku. Uma das particularidades deste tufão é que passará rapidamente, com forte tempestade.

Publicidade

À tarde deverão estar na área de tempestade as regiões de Tokai, Kinki, Shikoku, Hokuriku, Chugoku e parte de Kyushu.

A velocidade máxima do vento prevista em Shikoku e Kinki é de 45m/s, 35m/s em Tokai, Tohoku e Hokuriku de 30m/s, 28m/s em Hokkaido, 23m/s em Kyushu e 22m/s em Kanto.

Nas áreas costeiras os cuidados são com as altas ondas. Em Shikoku e Kinki poderão chegar a 12m enquanto em Tokai, a 11m.

Além da tempestade são esperadas chuvas torrenciais de até 80mm em 1 hora nas regiões Shikoku, Kinki e Tokai.

Em 24 horas, até a manhã de quarta-feira (5) o volume pode chegar a 500mm em Tokai, 400mm em Kinki e Kanto-Koshin, 300mm em Shikoku, 250mm em Hokuriku, 180mm em Hokkaido, 150mm em Tohoku e 100mm em Chugoku.

Em consequência do forte tufão Jebi, as populações devem ficar em vigilância com deslizamentos e inundações provocadas por fortes chuvas e enchentes no rios.

Tufão n.º 21 com área de tempestade sobre Shikoku e Kinki, de manhã, 8h (WN)

Prevenção nas províncias

Escolas públicas das regiões Tokai, Kinki e Shikoku avisaram que não haverá aula na terça-feira.

Os meios de transporte público de Kinki e Shikoku estão operando em observação e deverão parar a partir das 10h. Os aeroportos de Tokai, Kinki e Shikoku já suspenderam os voos.

Por que tantos alertas sobre o tufão n.º 21

Há 25 anos um tufão se aproximou do solo de Kagoshima, em 3 de setembro de 1993. Foi o de n.º 13, com potência classificada de muito forte. Foi considerado o pior do pós-guerra. As consequências foram devastadoras.

Este de número 21 é considerado da mesma categoria. Por isso, as autoridades alertam para a vigilância com a finalidade de evitar vítimas e danos.

Naquela ocasião em todo o país o número de vítimas – mortos e desaparecidos – foi de 48 pessoas. O registro de feridos foi de 396.

Arquivo ANN do deslizamento que tirou a vida de dezenas de pessoas em 1993

O índice pluviométrico nas 24 horas chegou a 324mm. Na província de Kagoshima foram 33 pessoas mortas por terem sido envolvidas nos deslizamentos.

Pouco depois, em Miyazaki a tempestade teve ventanias de até 57,9m/s ou 208Km/h. Postes, árvores, placas caíram causando desastres.

No dia seguinte, 4 de setembro, sobre Hiroshima, causou inundações e enchentes. A área de tempestade abrangeu também a região de Kanto. Ventanias de 25m/s ou 90Km/h derrubaram postes e árvores em Tóquio e Yokohama (Kanagawa).

Arquivo ANN: poste de placa gigante cai sobre os carros em 1993

Fontes: NHK, Weather News e ANN 
Fotos: ANN e WN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Corpos da mãe e do bebê foram encontrados em locais diferentes

Publicado em 4 de setembro de 2018, em Sociedade

A mãe que abandonou o filho de 4 anos e desapareceu com o bebê de 2 meses, deixando um bilhete, foi encontrada morta a 7Km do estacionamento.

Local onde o corpo da mãe de 40 anos foi encontrado, em Hyogo, na divisa com Wakayama (ANN)

A mulher que desapareceu com seu bebê de 2 meses deixando um bilhete “não me procure” foi encontrada morta.

Publicidade

Seu filho de 4 anos foi deixado no estacionamento do Outdoor Activity Center no sábado, dia 1.º, à tarde. Foi encontrado por um transeunte por volta das 18h10.

Policiais, bombeiros e guarda costeira faziam buscas desde sábado, na costa da cidade de Ako (Hyogo). A equipe usou navio, helicóptero e drone, com uma tropa de 50 homens.

Por volta das 10h de segunda-feira (3) um funcionário municipal estava fazendo vistoria no canal para prevenção ao tufão. Encontrou o corpo de uma mulher e comunicou a polícia.

Distância de 7Km entre o local onde o carro foi deixado e onde foi encontrada (ANN)

O local fica a 7Km em linha reta do estacionamento onde a mulher tinha deixado o carro e o filho mais velho.

Segundo informações da guarda costeira, a correnteza das águas do mar nessa região ora são do leste para o oeste e ora o contrário. Por isso acha difícil que o corpo tenha sido levado pela correnteza para um local nessa distância.

Mais tarde foi confirmado que o corpo é o da mãe de 40 anos que estava sendo procurada.

No mesmo dia, por volta das 13h40 o corpo do bebê foi encontrado no mar.

Fonte e foto: ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!