Japão: quase 70 mil idosos com mais de 100 anos

Na data em que se comemora o Dia do Respeito ao Idoso, o governo anunciou que a cada ano aumenta o número de centenários.

Japão registra recorde de idosos com mais de 1 século de vida (ANN)

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar anunciou na sexta-feira (14) que o número de pessoas com idade igual ou superior a 1 século é de 69.785, em 1.º deste mês.

Publicidade

O ano de 2018 registra um marco histórico de centenários japoneses, em 48 anos. Só para ter uma ideia, em 1963 quando começaram as estatísticas, havia 153 idosos com mais de 100 anos.

Segundo o governo, a população centenária duplicou em comparação com 10 anos atrás. Estima que se deve ao progresso da medicina e à consciência sobre a saúde.

Mulheres são maioria dos centenários

Idosa japonesa (ANN)

As mulheres são maioria com 88%, no total de 61.454 pessoas. A mais longeva, com 115 anos, é Kane Tanaka, residente em Fukuoka (província homônima).

Dentre os do sexo masculino, é Shinzo Nonaka, da cidade de Ashoro (Hokkaido), com 113 anos.

As províncias com maior número de centenários são Shimane, Tottori e Kochi.

Em 15 de setembro se comemora o Dia do Respeito ao Idoso no Japão. Como este ano a data cai no sábado, o feriado foi transferido para segunda-feira (17).  

Fontes: Nikkei e ANN 
Fotos: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

11 mortes e 44 feridos: chinês invade praça com carro

Publicado em 14 de setembro de 2018, em Ásia, Crime

Na China é comum se reunirem em praça pública para dançar. Nessa hora aconteceu a tragédia provocada por um homem com histórico de prisões.

Homem, autor da tragédia, preso em flagrante (Sankei)

Na cidade chinesa de Hengyang (Hunan) ocorreu o inimaginável por volta das 19h35 de quarta-feira (12). Segundo as autoridades locais até quinta-feira (13) o número de vítimas foi de 11 mortes e 44 feridos.

Publicidade

A causa foi um motorista que entrou com seu carro em uma grande praça pública onde centenas de pessoas estavam dançando.

O momento de lazer típico do país se tornou uma tragédia.

Segundo a imprensa local, o carro parou por bater em uma mureta que circunda uma árvore. Depois de ter atropelado dezenas de pessoas, ainda teria descido do carro para esfaquear outras.

O homem foi preso em flagrante. Segundo as autoridades chinesas, ele tem 54 anos, é residente local e histórico de 6 prisões anteriores, por vários crimes.

“Foi uma retaliação contra a sociedade” teria dito o criminoso.

As autoridades da cidade pediram colaboração da população local para doações de sangue, pois estava em falta para atendimento aos feridos.

Hospitais precisavam de sangue na quinta-feira para as vítimas da tragédia (Sankei)

Fontes: ANN e Sankei 
Fotos: Sankei  

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!