Pior registro histórico de abuso infantil no Japão: mais de 130 mil em 2017

O número de consultas e denúncias de abuso infantil nos postos do Jidosodansho em todo o país foi superior a 130 mil em 2017.

Postos do Jidosodansho registraram 133.778 casos de abuso infantil em 2017 (Pixabay)

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar divulgou o número de consultas e denúncias de abuso infantil, de todo o país, em 2017. Foram 133.778 casos atendidos nos 210 postos do Jidosodansho, órgão parecido com o Conselho Tutelar. As vítimas foram todas as crianças e menores de 18 anos que residem no Japão, independente da nacionalidade. 

Publicidade

Foi o pior resultado de toda a história, desde que começaram a ser tabuladas as estatísticas em 1990. Houve um aumento de cerca de 10 mil consultas em relação ao ano anterior.

Um dos tipos de abuso é a chamada violência doméstica presenciada pela criança. Os pais ou seus protetores brigam e se agridem na frente dos filhos, gerando estresse, o que é chamado de violência psicológica.

O número de crianças que morreram em consequência da violência física foi de 49. Em 60% desse tipo de violência as vítimas tinham menos de 1 ano de idade. Nesses números não se incluem aquelas que morreram junto com os pais ou um dos responsáveis no suicídio em família. 

Gráfico mostra o aumento dos casos de consulta e denúncia de violência contra a criança, desde 1990 até 2017 (Tokyo NP)

Tipos de abuso infantil

Ao observar os tipos de abuso infantil 54% são de violência psicológica. Nesse aspecto entram o ato de ignorar a presença da criança, brigas entre os pais, gritaria ou xingamento. Os números da violência física foram de 33.223 casos. Também foram registrados 26.818 casos de negligência, seguidos de 1.540 registros de abuso sexual.

As províncias com mais casos atendidos foram Osaka com 18.412, 13.928 em Kanagawa, 13.707 em Tóquio, 13.095 em Saitama e 7.914 em Chiba.

Com aumento da consciência por parte da população os casos de abuso infantil vêm aumentando, através das denúncias. Há necessidade de fortalecer as estruturas dos centros pelo país.

Fontes: JNN e Tokyo Shimbun 
Foto: Pixabay 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Histórico de violência doméstica: fim trágico

Publicado em 30 de agosto de 2018, em Crime

Só depois de ter sido levada para o hospital a polícia tomou conhecimento que a esposa estava grávida de 8 meses.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!