Neste Artigo:

O governo japonês está formando parceria com negócios e o meio acadêmico para preparar hospitais aprimorados com IA- inteligência artificial, buscando permitir aos profissionais da saúde dedicarem mais tempo no cuidado ao paciente enquanto reduz os gastos médicos.
De acordo com o Nikkei, o governo poderá investir mais de 100 milhões de dólares no esforço ao longo de meia década, com a meta de estabelecer 10 hospitais modelo até o ano fiscal de 2022.
A IA ajudará com tarefas como atualizar os históricos dos pacientes a analisar testes e imagens para auxiliar com diagnósticos.
O esforço visa endereçar desafios estruturais para os cuidados da saúde, incluindo a falta crônica de doutores e enfermeiras em algumas áreas, e altos gastos médicos. A iniciativa também ajudará a tornar o Japão mais competitivo no estágio mundial, dando um impulso ao desenvolvimento da IA e ajudando a aumentar as exportações de equipamentos médicos.
A contar do final de 2016, o Japão tinha cerca de 319.000 médicos, alta de 2,7% ano a ano, mas eles tendem a estar altamente concentrados em certas áreas da saúde.
O mercado do Japão relacionado ao tratamento aprimorado por IA poderá atingir 15 bilhões de ienes até 2025, cerca de quatro vezes o registro de 2016, de acordo com a empresa Fuji Keizai.
Fonte: Nikkei Banco de imagens