Inéditas desde o século retrasado: contínuas ‘noites tropicais’

O calor insuportável por tão longo período de tempo é inédito desde o idos de 1881 nas cidades de Nagoia e Gifu. Saiba o que são ‘noites tropicais’.

Fotos: Flickr

A onda de calor que chega a ser perigosa para a saúde tem se prolongado nas cidades da região Tokai. Igualmente as chamadas noites tropicais vêm afligindo a população em ampla área no Japão.

Publicidade

Até mesmo Tajimi (Gifu), considerada a cidade mais quente do Japão, vem amargando com temperaturas nunca registradas.

Mas, as que bateram recorde de noites tropicais contínuas, chamadas de 熱帯夜, lê-se nettaiya, são Nagoia (Aichi) e Gifu (província homônima).

Até quinta-feira (9) Gifu completou 30 dias consecutivos de noites perigosas para a saúde. Já em Nagoia foram 29 dias contínuos.

Noites supertropicais

O que significam esses números? As estatísticas mostram que desde 1881 não havia esse dado na história de Gifu. O máximo até então foi no verão de 1994, com 28 dias consecutivos.

Quando o termômetro mostra mais de 27ºC após as 18h, como nesse caso em Nagoia, é chamada de noite supertropical (FNN)

No mesmo ano Nagoia teve 20 noites tropicais, mas os 29 dias, são históricos, desde 1890 quando começaram as coletas de dados.

Noites tropicais se referem a temperaturas acima de 25ºC de noite, colocando em risco a vida das pessoas. Ocorre um aumento potencial de hipertermia na hora do sono, se não ligar o aparelho de ar-condicionado. E não foram poucas as noites com termômetros marcando 30 ou 31ºC. Nesse caso são chamadas de noites supertropicais.

A notícia complementar é da previsão de que essas noites tropicais continuem por mais uma semana em várias cidades da região Tokai.

Fontes: Asahi e FNN Fotos: Flickr e FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Grande incêndio só foi extinto no 4.º dia

Publicado em 10 de agosto de 2018, em Sociedade

Finalmente o grande incêndio em uma fábrica de processamento de resíduos plásticos de Aichi foi extinto, depois de quase 4 dias.

Localizado próximo a Miyoshi e Nisshin, o incêndio da fábrica só foi contido quase 4 dias depois (CBC TV)

Um grande incêndio levou quase 4 dias para ser extinto. Foi o ocorrido em uma fábrica de processamento de resíduos de plástico – Seijitsu – em Morowa, Togo-cho (Aichi).

Publicidade

Ele começou por volta das 15h de terça-feira (7) e na ocasião foram enviadas 10 unidades do Corpo de Bombeiros. No entanto, com a proporção das chamas, foram aumentadas para 22. Helicópteros também foram destacados para o controle.

Reforço com helicópteros para o combate às chamas (CBC TV)

Como já foi noticiado os 23 funcionários que estavam trabalhando foram evacuados e salvos. Portanto, não gerou vítimas.

Mas os prejuízos materiais são incalculáveis. O escritório no prédio pré-fabricado de 2 pavimentos foi destruído, além de ter queimado resíduos de plástico e pneus.

Até quinta-feira (9) os vizinhos estavam preocupados com a situação por causa da fumaça contínua.

Uma grande fumaça preta se levantou e preocupava os vizinhos (CBC TV)

Finalmente, por volta das 8h40 de sexta-feira (10) todo o fogo foi extinto, anunciaram os bombeiros e policiais. Com 24 horas de ação, os bombeiros entraram no quarto dia de atividades para contenção das chamas.

Polícia e bombeiros se reuniram na tarde de sexta-feira para investigar detalhadamente a causa do incêndio de grande proporção.

Fonte e fotos: CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!