Flor recebe nome de ‘Airi-chan’ em memória à menina que perdeu a vida no tsunami

A flor será exibida em Tóquio para aumentar a conscientização sobre a preparação para desastres.

Flor recebeu o nome Airi-chan em memória de uma pequena menina que morreu no tsunami de 2011 (imagem ilustrativa – Wikimedia/Photo by Derek Ramsey)

Uma flor selvagem, que recebeu o nome Airi-chan em homenagem à memória de uma pequena menina que morreu no tsunami de 2011, será exibida em Tóquio de 9 de agosto a 1º de setembro para aumentar a conscientização sobre a preparação para desastres.

Publicidade

O nome científico da flor é chrysanthemum leucanthemum.

Em 11 de março de 2011, Airi Sato, de 6 anos, estava no ônibus escolar na área costeira de Ishinomaki quando o Grande Terremoto do Leste do Japão, de magnitude 9, ocorreu.

O forte tremor gerou tsunamis enormes que causaram ampla devastação e grandes prejuízos na vida no nordeste do Japão.

Em 2015, quando a mãe de Airi, Mika, de 43 anos, visitou o local onde sua filha havia morrido, pequenos crisântemos brancos que cobriam a área estavam florescidos.

Isso foi o catalisador para o “Ireneblue Project”. A marca registrada foi obtida para o novo nome da flor.

Sementes e mudas foram distribuídas em muitas áreas para promover a campanha de preparação para desastres.

O chrysantemus leucanthemum floresce no local onde Airi Sato, de 6 anos, perdeu a vida no tsunami de 11 de março de 2011 que devastou Ishinomaki (Miyagi). Foto tirada em 1º de novembro de 2017 (Ireneblue Project)

A flor já havia sido plantada em Tóquio, no Kasai Seaside Park em Edogawa e no Symbol Promenade Park, no distrito beira-mar de Odaiba.

A partir de 9 de agosto, a agência de recrutamento Pasona Group exibirá cerca de 10 mudas em vasos no saguão de interação em sua sede “Job Hub Square” em Otemachi, Chiyoda, perto da estação de Tóquio.

Um evento para plantação será realizado a partir das 10h30 no mesmo dia, e a mãe de Airi vai organizar o encontro, que estará aberto a todos gratuitamente.

“Esperamos que a conscientização sobre preparação para desastres aumente quando as pessoas verem essa flor”, disse um representante da empresa.

Fonte: Asahi
Imagem: Asahi, Wikimedia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vias expressas: previsão dos congestionamentos no feriadão

Publicado em 8 de agosto de 2018, em Sociedade

O feriado de Obon de 2018 é longo para boa parte dos trabalhadores. Viagens e visitas aos familiares podem causar congestionamentos.

Vias expressas de todo o país ficam congestionadas no feriadão de Obon (Nikkei)

Os departamentos das respectivas polícias de cada província mais as gestoras das vias expressas já se adiantam em informar a previsão dos congestionamentos nas vias expressas do país.

Publicidade

Com o feriado de Obon prolongado há uma boa parte dos trabalhadores que irão descansar entre 9 a 19 deste mês.

Milhares usam as vias expressas para viagens ou visitas aos familiares. Com isso formam filas quilométricas nas estradas pedagiadas, como acontece em todos os feriados.

Para abrandar, as gestoras mudaram as datas dos dois dias de feriado em que o motorista obtém desconto se usar o cartão ETC para pagamento nos pedágios. Anteciparam o chamado 休日割引, lê-se kyujitsu waribiki, que seria aplicável em 11 e 12 de agosto, no fim de semana.

Atenção para as novas datas de 2018: 9 e 10, quinta e sexta-feira. Vale a pena reprogramar a viagem pois os descontos chegam a 30%.

Congestionamentos: previsão dos picos 

A previsão do pico de engarrafamento é de 11 no sentido oposto a Tóquio. Ou seja, para os motoristas que saem das grandes capitais em sentido ao interior.

Outro pico previsto é para o dia 14, quando grande parte retorna do passeio ou da viagem, em sentido à capital do país.

Em todas as vias expressas o cálculo dos picos de paralisação acima de 10Km no sentido oposto a Tóquio é de 226 vezes. As maiores incidências foram calculadas no sábado e domingo, 11 e 12, com 47 e 36 vezes.

Já na volta o cálculo é de 332 picos, sendo que as maiores incidências estão estimadas para os dias 14 e 15, com 50 e 41 vezes, respectivamente.

Cuidado com a onda de calor

O Departamento de Controle de Tráfego da Polícia de Mie faz um alerta. “Com a onda de calor no verão deste ano, dirigir por longas horas pode ser cansativo, pois facilita ao motorista perder a concentração”. 

Além disso recomenda “veja os horários de pico de congestionamento e refaça a programação para dirigir mais tranquilo”.

Só para ter uma ideia do quanto é cansativo, leva-se em média 20 minutos para passar pelo Túnel Yamato da via expressa Tomei, em dias normais.

No entanto, no feriado, com engarrafamento prevê-se 1h15 caso tenha congestionamento de 35 Km.

Na Higashi Meihan há previsão de paralisações todos os dias, no período de 8 e 19, chegando a 20Km entre Suzuka a Kuwana, no dia 13. Todos os dias desse período há previsão de 5 a 20Km.

Para que possa visualizar de forma mais fácil os picos de congestionamento nas vias expressas, veja a tabela abaixo.

Boa viagem! Bom passeio, sempre com segurança!

Fontes: Chunichi e Nikkei Foto: Nikkei 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!