Merenda escolar no Japão é eficaz na redução de obesidade em estudantes

Publicado em 9 de julho de 2018, em Sociedade

De acordo com estudo, a merenda escolar nutritiva servida em todo o país ajuda a prevenir a obesidade em crianças e adolescentes no Japão.

Neste Artigo:
&nbspMerenda escolar no Japão é eficaz na redução de obesidade em estudantes
Na imagem acima, refeição servida em escola ginasial na província de Akita: arroz com carne suína e ovo, leite, iogurte de limão e sopa de tofu com algas marinhas (imagem ilustrativa – Wikimedia/Douglas P. Perkins)

A merenda escolar nutritiva servida em todo o país ajuda a prevenir a obesidade em crianças e adolescentes no Japão, de acordo com um estudo realizado por uma equipe de pesquisa e publicado em um jornal de saúde britânico.

Publicidade

Pesquisadores da Universidade de Tóquio analisaram a relação entre as mudanças físicas em estudantes do segundo ano do ginásio às do primeiro ano do colegial e a taxa aumentada de servir merendas escolares em escolas públicas do ginásio, que havia aumentado de 74.8% para 82.6% de 2006 a 2015, de acordo com o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia.

No ano após o índice de servir essas merendas – que geralmente consistem de uma refeição principal, um acompanhamento e leite – ter aumentado em 10% em uma base provincial, a taxa de obesidade em estudantes do sexo masculino diminuiu em 0,23% e a proporção daqueles que tinham tendência de obesidade teve queda de 0,37%.

O estudo mostra que o aumento em servir merendas escolares também estava ligado a uma diminuição na média de peso dos estudantes e um aumento na altura média. O estudo realizado para estudantes do sexo feminino também refletiu uma tendência similar. No entanto, a proporção de alunas magras é relativamente alta, então os resultados não mostram uma diferença significativa.

De acordo com o membro da equipe de pesquisa, Yasuki Kobayashi, professor no departamento de saúde pública e política de saúde na Universidade de Tóquio, as merendas escolares japonesas as quais todos os alunos recebem as mesmas refeições são raras em outros países por causa das diferenças religiosas e outros fatores.

O programa de merenda foi originalmente introduzido no Japão para crianças em idade escolar que não tinham refeições em casa ou estavam malnutridas.

Fonte: Mainichi
Imagem: Wikimedia


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!