Eclipse lunar total no Japão: melhor horário e de onde

Ocorrerá um eclipse lunar total, considerado o mais longo deste século. Saiba o melhor horário e de onde poderá ver no Japão.

Publicidade

O último eclipse lunar foi visto em 31 de janeiro deste ano. O próximo será em maio de 2021, portanto, se puder, a chance é esse eclipse.

No Japão a lua cheia se alinha com a Terra e o Sol antes do amanhecer de sábado (28). E tem algo de especial neste eclipse: Marte será visível à esquerda da lua, com sua aproximação da Terra, 15 anos depois.

Para apreciar o fenômeno há duas escolhas: não dormir e esperar pelo horário ou levantar da cama bem mais cedo.

De acordo com o Observatório Astronômico Nacional do Japão, o eclipse parcial terá início às 3h24 e às 4h30 a lua estará com cor avermelhada, até às 6h14, horário de Tóquio. Mas como o dia amanhece, a luz solar será impedimento para ver o fenômeno até o fim.

Horários do eclipse lunar e a melhor direção para apreciá-lo (ilustração: Asahi)

Ao contrário do eclipse solar não é preciso usar óculos de proteção. Se tiver binóculos será útil.

Eclipse lunar: de onde será possível ver?

Os melhores locais para observar todo o movimento e com clareza são os extremos: Okinawa e Hokkaido, além de uma parte de Kyushu.

Outras regiões que oferecem boa visibilidade são Kyushu, Shikoku, Chugoku e Tohoku. Como há nuvens sobre essas regiões, é possível que o eclipse possa ser visto parcialmente. Veja as províncias em amarelo.

Nas demais regiões seria possível observar, mas com o tempo fechado, pode se tornar um impedimento. São as províncias em cinza na ilustração. Se as nuvens derem espaço há chance.

Legendas: em laranja, locais onde se pode ver claramente; em amarelo, onde há chance; e em cinza, parece ser difícil (Weather News)

Fontes e imagens: Asahi e Weather News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Espetáculo de fogos do Sumidagawa adiado por causa do tufão

Publicado em 27 de julho de 2018, em Tome Nota

Com a aproximação do tufão número 12 a comissão organizadora do tradicional espetáculo de fogos de Sumidagawa, na capital, adiou o evento.

O esperado evento dos fogos de artifício do Rio Sumida, em Tóquio, foi adiado (Wikimedia)

Apesar de não ser o maior espetáculo de fogos de artifício do Japão, é o mais tradicional, desde a Era Edo. O hanabi taikai do Rio Sumida (Sumidagawa), em Tóquio, é um espetáculo esperado pela população como o maior evento do verão.

Publicidade

Iria ser realizado no sábado (28), a partir das 19h, com previsão de 20 mil bolas de fogos. No entanto, com a aproximação do tufão número 12, a comissão organizadora decidiu adiar para domingo (29), no mesmo horário.

Mas esse adiamento não é definitivo. A comissão pede à população para ficar atenta ao novo aviso no sábado à noite, a partir das 18h. Dependo do movimento do tufão, há possibilidade do evento ser cancelado este ano.

Fontes: Asahi e NHK 
Foto: Wikimedia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!