Inédito no Japão: terapeuta ocupacional no Centro de Habilitação

Já existem outros profissionais como enfermeiro, mas a contratação de terapeuta ocupacional é pioneira. Saiba o que fará.

Contratação de terapeuta ocupacional no Centro de Habilitação de Kanagawa

A Polícia da Província de Kanagawa anunciou a contratação de um terapeuta ocupacional, a partir desta sexta-feira (1.º) para o Centro de Habilitação, em tempo parcial.

Publicidade

O motivo de contratar esse profissional é que em meio a acidentes de trânsito provocados pelos motoristas idosos, o terapeuta ocupacional poderá oferecer conselhos precisos sobre a condução do veículo.

Outro motivo é o aumento de consultas por parte das pessoas com idade avançada e com deficiência. O profissional poderá contribuir, de forma delicada, no apoio para que essas pessoas possam realizar as tarefas necessárias no cotidiano.

Segundo a polícia, o centro já dispõe de outros profissionais como enfermeiro e profissional da saúde pública. Mas a contratação do terapeuta ocupacional é inédita no Japão.

Ele atenderá todos os domingos e mais um dia da semana, no balcão de consultas. Além de examinar a capacidade de dirigir, exercerá funções importantes em relação aos motoristas com idade igual ou acima de 75 anos que irão renovar a carta de habilitação. Baseado no resultado do teste das funções cognitivas poderá dar aconselhamentos. Também poderá sugerir a devolução da carteira de motorista.

Pacientes que se encontram em fase de reabilitação depois de ter se recuperado de um AVC, por exemplo, e que queiram voltar a dirigir, poderão receber sugestões valiosas.

Fonte: Sankei 
Foto: SpeedIhan

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Lista das empresas negras do Japão: governo divulga dados atualizados

Publicado em 1 de junho de 2018, em Sociedade

A chamada lista das empresas negras é das suspeitas de violação da legislação trabalhista, atualizada, por província.

Trabalhadores de empresas diversas listadas como ‘negras’ são afetados de diversas formas (Pixabay e Pexels)

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar atualizou a lista das empresa suspeitas de violação da legislação trabalhista. Foi publicada em 31 de maio, com atualização em 30 de abril deste ano.

Publicidade

O total das empresas listadas é de 458, incluindo as gigantes.

A iniciativa começou em maio de 2017, como parte dos esforços voltados para morte zero por excesso de trabalho, o karoshi. Já excluídas da lista, na ocasião da confirmação do karoshi empresas como Dentsu e Panasonic tiveram seus nomes divulgados.

Passou a ser chamada popularmente de lista das empresas negras, em japonês, ブラック企業リスト, lê-se black kigyo list.

Entram nessa lista atualizada as empresas que colocam funcionários para trabalhar em ambientes de risco, as que não pagaram salário, as de longas horas de trabalho, entre outros casos.

Uma das grandes que entrou na lista é a Oji Paper, cuja fábrica fica em Kasugai (Aichi). Lá há suspeita de que os trabalhadores não estão autorizados a usar roupas de proteção nas instalações de armazenamento para substâncias químicas específicas que podem causar riscos à saúde.

A Takeda Hosei, de Fukui, não teria pago salário de um mês para 6 estagiários técnicos estrangeiros, de cerca de 980 mil ienes no total.

Para conferir a lista, em japonês, toque aqui para abrir a página do governo.

Fontes: MHLW e Sankei 
Fotos: Pixabay, Pexels

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!