Obrigatoriedade do exame do sono para motoristas

Publicado em 22 de maio de 2018, em Sociedade

Com a recorrência de acidentes causados pelo sono, as empresas de táxi, ônibus e transporte deverão realizar o exame do sono antes do expediente.

Neste Artigo:
&nbspObrigatoriedade do exame do sono para motoristas
Sono ao voltante tem sido a causa de acidentes sequenciais no Japão (Flickr)

O Ministério de Terras, Infraestrutura e Transporte estabeleceu um novo procedimento para as empresas de transporte, a vigorar a partir de 1.º de junho deste ano. Instituiu a obrigatoriedade do exame do sono antes dos motoristas assumirem o volante, nas companhias de táxi, ônibus e transporte.

Publicidade

O motorista deverá ser proibido de dirigir quando for detectada a privação do sono. Ela tem sido a causa de sucessivos acidentes causados por dirigirem e cochilarem ao volante.

De acordo com o regulamento atual, as empresas deverão checar se os motoristas estão bem de saúde, se não ingeriram bebida alcoólica e se não estão com fadiga. O ministério agregou ao checking o exame do sono.

Caso a empresa libere o motorista sonolento para dirigir estará sujeita à punição com suspensão da atividade comercial.

Em relação aos motoristas, o novo regulamento prevê que quando estiver sonolento deverá comunicar a empresa e não dirigir.

Apesar do ministério saber que é difícil avaliar a questão do sono, pois cada indivíduo tem limitações diferentes, espera que as empresas realizem a confirmação para garantir segurança para os motoristas.

Fonte: Sankei Foto: Flickr


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão