Kobe Matsuri: 6 mil desfilaram nas escolas de samba

O desfile das escolas de samba em Kobe é sempre o ápice do festival da cidade. Este ano mais de 6,3 mil pessoas sambaram na avenida.

Som e cores do Brasil no desfile das escolas de samba, com mais de 6 mil pessoas na avenida (Kobe Shimbun)

O domingo (20) foi o ápice do Kobe Matsuri, na sua 48ª edição, na capital de Hyogo. O festival ocorreu entre 18 a 20, fechando com o imenso desfile das escolas de samba. A avenida principal em Sannomiya ficou alegre, colorida e o som da batucada contagiou o público.

Publicidade

Plumas e paetês de todas as cores envolveram as passistas e sambistas em Kobe (Chunichi)

Segundo a Associação do Festival dos Cidadãos de Kobe, o público deste ano foi de mais de 104 mil pessoas. Os visitantes competiam espaço para dançar e fotografar ao ritmo da música autenticamente brasileira.

Plumas e paetês envolviam as passistas, todas estampando um largo sorriso no desfile.

Participaram mais de 6,3 mil pessoas de ampla faixa etária, de 74 escolas de samba. Com passistas e músicos dos instrumentos de percussão os visitantes tiraram os pés do chão.

Crianças, adolescentes e adultos, todos juntos no imenso desfile das escolas de samba (Kobe Shimbun)

Fontes e fotos: Kobe Shimbun, Chunichi e Sankei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão precisa e vai expandir vagas para estrangeiros

Publicado em 21 de maio de 2018, em Sociedade

Além do visto para yonsei, o governo vai expandir vagas para atender setores específicos. Veja quais são e meta de quantos.

Japão vai abrir centenas de milhares de novas frentes de trabalho para os estrangeiros (Wikimedia e Flickr)

Uma das novas qualificações de visto para estrangeiro começa em julho deste ano para os descendentes de quarta geração de japoneses, os yonseis.

Publicidade

Além desse, o governo estenderá para os estagiários técnicos, maioria vinda de outros países da Ásia, segundo anúncio feito no domingo (20). Poderão ficar mais tempo por aqui. Atualmente, o tempo máximo é de 5 anos, mas a intenção é renovar a estadia por mais 5 anos.

Pretende deixar de usar a nomenclatura de estagiário técnico, para trabalhador. Nesse caso incluirá no programa o conhecimento do idioma japonês. Como fez com o visto para yonsei.

Trabalhadores estrangeiros em segmentos específicos

Uma nova qualificação está sendo estudada. A atual de habilidades específicas (特定技能, lê-se tokutei ginoo), passaria a permitir o trabalho no Japão.

Abrange segmentos da agricultura, cuidados de enfermagem, construção civil, indústria naval e outros. A qualificação será dada não apenas por aqueles que completaram o estágio técnico como existe atualmente, mas também se passarem no exame de proficiência em japonês e de habilidades técnicas. Nesse caso, serão avaliados pela entidade do meio específico.

Um dos segmentos que necessita de mão de obra especializada é o da indústria naval (Wikimedia)

Veja quais são os segmentos e a quantidade de mão de obra requerida, em estimativa do governo.

  • Cuidados da enfermagem: 10 mil por ano
  • Lavoura e agricultura: dos atuais 27 mil, ampliação para 103 mil estrangeiros até 2023
  • Construção civil: dos atuais 55 mil para mais de 300 mil até 2025
  • Indústria naval: mais de 21 mil até 2030

Um outro segmento que requer mão de obra estrangeira é o de hotelaria, por causa do elevado volume de turistas que vêm do mundo todo.

Oportunidade para estudantes estrangeiros

Os estudantes estrangeiros terão seu visto de permanência facilitado, caso optem por trabalhar no Japão, depois de formados.

À medida que os estrangeiros aumentam, são esperados o isolamento e os problemas nas regiões. O governo também enfatiza o fortalecimento do sistema de consulta e a promoção do intercâmbio com os japoneses para que o trabalho e a vida dos estrangeiros possam ser melhorados.

Visto facilitado para estudantes estrangeiros que se formam no Japão e queiram trabalhar (Flickr)

Com essas mudanças a serem introduzidas, cada vez mais o mercado irá requerer trabalhadores estrangeiros qualificados. No segmento da indústria naval se vê brasileiros e filipinos trabalhando. A maioria deles têm curso de formação em solda. Nos demais setores também destaca-se a importância de ter formação profissional.

Fonte:  Nishi Nippon 
Fotos: Wikimedia e Flickr 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!