Violência contra a criança cresce no Japão: mais de 65 mil casos

A Agência Nacional de Polícia do Japão divulgou o número da violência contra a criança no ano passado. Veja quais foram os tipos de violência.

O aumento foi de mais de 20%, com mais de 65 mil casos comunicados ao Jidosodansho pela polícia (Pexels)

A Agência Nacional de Polícia divulgou nesta quinta-feira (8) os dados da violência contra a criança e o menor (até 18 anos). Foram registrados 65.431 casos em 2017, com aumento por 13 anos consecutivos. As respectivas polícias de cada localidade informaram esses casos para o Jidosodansho – Centro de Proteção Infantil – órgão parecido com o Conselho Tutelar do Brasil.

Publicidade

“Com a crescente preocupação da sociedade, houve aumento do número de denúncias e comunicados até das cidades do interior”, apontou a agência.

O maior número percentual, cerca de 70%, é da violência psicológica, com 46.439 vítimas. Aqui entra a exposição da violência doméstica na frente das crianças, quando os adultos responsáveis por elas se agridem, afetando o emocional. Ou ameaças diretas às crianças e menores. Mais da metade da violência psicológica tem causa nas agressões dentro de casa.

Foram 6.398 casos de negligência, ou seja, quando os responsáveis se recusam a cuidar das crianças, abandona, se nega a dar alimentação e vestimenta ou simplesmente ignora a presença.

A violência sexual tem menor índice, mas existe. Foram registrados 251 casos em 2017.

São 179 casos de violência por dia ou 7,4 por hora, uma vítima

Violência: lesões graves e morte

Segundo a agência, 80% dos casos de violência física foram de socos ou chutes no corpo das crianças. E, em 40% dos casos, o agressor foi o pai biológico.

Há muitos casos de violência física que terminam em morte das crianças, como tem ocorrido nos últimos dias, com vítimas de tenra idade.

Muitas vezes o Jidosodansho não consegue prevenir a violência, por recusa dos responsáveis pelas crianças. Ou, mesmo depois da advertência da polícia a agressão pode continuar. Por isso, a agência solicita que quem souber de algum caso, ligue para a polícia através do 110.

No mundo

A cada 7 minutos uma criança ou um adolescente, entre 10 e 19 anos de idade, morre em algum lugar do mundo, vítima de homicídio ou de alguma forma de conflito armado ou violência coletiva”, descreve o relatório da UNICEF, publicado no final do ano passado. Os índices mais altos de homicídio infantil, não relacionados a conflitos armados, estão na América do Sul e Caribe. No Brasil o índice é de 59 para cada 100 mil adolescentes, considerado alto. A título de comparação, na Europa Ocidental tem 0,4 morte para cada 100 mil, o menor do mundo.

Segundo o relatório, todas as formas de violência vivenciadas por meninas e meninos, independentemente da natureza ou gravidade do ato, são prejudiciais. “Além da dor e do sofrimento que causa, a violência mina o senso de autoestima das crianças e dos adolescentes e impede seu desenvolvimento. A impunidade dos autores e a exposição prolongada à violência podem fazer com que as vítimas acreditem que a violência é normal. Dessa forma, a violência é velada, dificultando sua prevenção e sua superação”, explica.

Fontes: ANN, Jiji e UNICEF
Foto ilustrativa: Pexels

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sakura de Shimada é única no Japão

Publicado em 8 de março de 2018, em Tome Nota

Essa espécie de cerejeira é única no Japão e já está florida na cidade de Shimada, em Shizuoka.

Sakura de espécie rara e única no Japão está florida (SBS TV)

Uma rara cerejeira chamada de obi sakura foi plantada há 35 anos na cidade de Shimada (Shizuoka). Ganhou esse nome por causa do famoso festival de obi (peça usada no quimono) da cidade.

Publicidade

Ela chama atenção por dois motivos. O primeiro é porque é a única do Japão e o segundo é que floresce antes do que a espécie someiyoshino, a mais popular.

A árvore chegou a 7 metros de altura e seus galhos se estendem com diâmetro de 12 metros. Suas flores têm um tom de rosa mais suave e têm mais durabilidade do que as demais espécies. Também têm uma peculiaridade: as flores se abrem e fecham.

A única árvore dessa cerejeira está plantada ao leste do estacionamento da prefeitura de Shimada. A melhor época para apreciá-la é até domingo.

Fontes: SBS TV e News 24
Fotos: SBS TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!