Deficiência de iodo é a causa de danos cerebrais em 14% dos bebês do mundo

Cerca de 19 milhões de recém-nascidos têm risco de danos cerebrais a cada ano devido a deficiência de iodo, divulgou a UNICEF.

1 em 4 bebês do Planeta nasce com danos cerebrais por deficiência de iodo (Pixabay)

De acordo com o relatório divulgado pela UNICEF, elaborado em conjunto com a GAIN-The Global Alliance for Improved Nutrition, na quinta-feira (1.º), cerca de 19 milhões de bebês nascidos no mundo, anualmente, correspondentes a 14%, correm o risco de danos cerebrais permanentes e evitáveis, o que causam a redução da função cognitiva devido à falta de iodo nos primeiros anos de vida. Mais de 1 em cada 4 dessas crianças – 4,3 milhões – vive no sul da Ásia. Além da mãe estar com deficiência de iodo durante a gestão, o que afeta o recém-nascido, os bebês e as crianças convivem com a falta desse elemento químico.

Publicidade

Segundo uma brochura da UNICEF-Fundo das Nações Unidas para a Infância, “o iodo é importante para o desenvolvimento físico e mental. A falta dele no corpo da gestante pode provocar aborto ou afetar a formação do cérebro do bebê. Poderá, também, causar deficiência mental no bebê, atrasar o crescimento das crianças e prejudicar sua capacidade de aprendizagem”.

Deficiência de iodo e consequências graves

A deficiência do iodo é a principal causa de danos evitáveis ​​no cérebro em todo o mundo. O elemento químico insuficiente durante a gravidez e a infância resulta em déficits neurológicos e psicológicos, reduzindo o QI de uma criança em 8 a 10 pontos. Isso se traduz em grandes perdas no capital cognitivo de nações inteiras e, portanto, seu desenvolvimento socioeconômico.

“Os nutrientes que uma criança recebe nos primeiros anos de vida influenciam o desenvolvimento do cérebro por toda a vida, e podem fazer ou romper suas chances de um futuro próspero”, disse o assessor nutricional sênior da UNICEF, Roland Kupka. “Ao proteger e apoiar o desenvolvimento das crianças no início da vida, somos capazes de alcançar resultados imensos para as crianças ao longo de sua vida”, aponta.

Iodo: onde encontrar

No Japão, país onde se come grande variedade de algas, a população tem iodo na sua dieta alimentar. Portanto, a falta de ingestão é considerada baixa. Ao contrário, alguns profissionais médicos apontam o risco de overdose.

Os alimentos ricos em iodo são: algas, as campeãs; sal iodado, frutas e verduras cultivadas perto do mar; algas, peixes como cavala, salmão, pescada e bacalhau, além dos frutos do mar como lagosta e mexilhão.

Pescados, frutos do mar e os campeões em iodo, as algas, devem estar presentes nas refeições

Fontes: UNICEF e Sankei
Fotos: Pixabay

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais de 80% de acidentes de kart em Tóquio envolveram estrangeiros

Publicado em 2 de março de 2018, em Sociedade

O kart é cada vez mais popular entre os turistas do exterior, mas a falta de medidas de segurança acaba resultando em acidentes.

O passeio dirigindo um kart é muito procurado pelos turistas estrangeiros (YouTube-Bloomberg/reprodução)

Motoristas estrangeiros se envolveram em 80% dos acidentes de kart em rodovias públicas na capital Tóquio ao longo de um período de 11 meses, aumentando as preocupações em relação à segurança sobre o veículo, o qual é cada vez mais popular entre os turistas do exterior, mostraram dados da Agência Nacional de Polícia na quinta-feira (1º).

Publicidade

Dos 50 acidentes que ocorreram entre 27 de março de 2017 e 26 de fevereiro deste ano, 43 envolveram motoristas estrangeiros.

O passeio dirigindo um kart é muito procurado pelos turistas estrangeiros, muitos dos quais usam roupas que lembram àquelas dos personagens do jogo da Nintendo, como o Super Mario.

O uso de capacetes ou cintos de segurança não é obrigatório e a velocidade permitida aos motoristas é de até 60Km/h.

Por nacionalidade, 15 motoristas envolvidos em acidentes vieram dos Estados Unidos, 10 da Coreia do Sul, 7 da China ou Taiwan e 6 da Austrália. Outros estrangeiros incluíram aqueles de Singapura, Canadá, Holanda e França.

Do total de 50 acidentes, 48 resultaram em danos à propriedade enquanto dois resultaram em ferimento ou morte.

Tendo em conta as preocupações, o Ministério dos Transportes decidiu intensificar as medidas de segurança ao revisar a lei e tornar o uso do cinto de segurança obrigatório.

Para dirigir um kart com motor de 20 a 50cc em rodovias públicas é preciso ter uma carteira de habilitação internacional ou emitida no Japão.

Empresas que trabalham com o aluguel de karts em áreas turísticas oferecem serviços em todo o país e há oito delas na capital.

Fonte: Mainichi
Imagem: YouTube/Bloomberg

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!