Solidariedade na nevasca: comida quentinha e pães para os motoristas

Mais de 48 horas paralisados por causa da nevasca, gestos de solidariedade aliviam os motoristas cansados. Ganharam pães e comida quentinha!

Paralisação na neve em Fukui: um dos caminhões da Yamazaki abre as portas e distribui pães (Asahi)

Paralisados mais de 48 horas, em filas quilométricas na rodovia 8, na província de Fukui, os motoristas aguardavam pacientemente pelo socorro. Não havia o que fazer. Mas bate a fome, a sede, vontade de ir ao banheiro e o cansaço. Eis que surgem pessoas com gesto de solidariedade para amenizar, pelo menos a fome. 

Publicidade

Segundo informações do departamento de relações públicas da Yamazaki, foi feito um contato com a sede de medidas de emergência de Fukui para doação dos pães. Havia pelo menos 18 caminhões da fábrica de pães Yamazaki no meio dessa paralisação, desde terça-feira (6).

Até a noite anterior (7) foram distribuídos 82 mil pães desses caminhões e da filial da província, tanto para os locais de abrigo quanto para os motoristas. Os caminhões estavam com as portas do baú abertas para que os motoristas e as pessoas que ajudavam no trabalho de remoção da neve levassem quanto quisessem.

Havia pães doces e salgados e eles levaram em pacotes fechados. “Se não tivesse ganho os pães estaria com muita fome. Eles foram a salvação”, disse um dos motoristas de caminhão para o repórter do jornal Asahi.

Comida quentinha distribuída para os motoristas

O subgerente de uma da unidades da franquia da rede Gyoza no Osho, de Sakai (Fukui), que fica na rodovia 8, estava com a loja fechada temporariamente por causa da neve. Yukinori Nakayama, 41, era arubaito em uma loja da mesma rede, em 1995 quando do terremoto de Kobe (Hyogo). Na ocasião, mesmo sem água, o gerente o chamou para prepararem gyoza para os desabrigados. “Nunca me esqueço da expressão de alegria de quem recebia os pratos”, relembrou.

Gyoza foi um dos pratos quentes servidos para os motoristas, gratuitamente (Asahi)

Ele se recordou disso e falou com seu superior, o qual deu sinal verde. Na tarde de quarta-feira (7) Nakayama reuniu todos os ingredientes que tinha disponíveis, convidou um ex-arubaito que mora na vizinhança para ajudá-lo e começaram a preparar os pratos. À medida que iam preparando chahan, gyoza, yakisoba e outros, levavam a pé para os motoristas.

Foram 500 pratos quentinhos distribuídos gratuitamente para eles.  “Verdade? Posso aceitar?” teria exclamado um dos motoristas. Outros agradeceram pelo gesto de solidariedade.

“Fiquei cansado mas valeu a pena”, exclamou o ex-arubaito que ajudou.

Fonte e fotos: Asahi 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pelo menos 7 pessoas morreram em acidentes relacionados à neve

Publicado em 8 de fevereiro de 2018, em Sociedade

Ainda há muitos carros presos na estrada, o transporte público está inativo em várias áreas e residentes continuam removendo neve que se acumulou a níveis recordes.

Pelo menos sete pessoas morreram e outras 34 ficaram feridas em acidentes relacionados à neve (ANN/reprodução)

Sete pessoas morreram em acidentes relacionados à neve e outras 34 ficaram feridas, enquanto o tráfego continua paralisado em grande parte da região Hokuriku, divulgou o jornal Asahi.

Publicidade

Membros da Força Terrestre de Autodefesa ainda estavam tentando mover carros presos pela neve nesta quinta-feira (8) em um trecho da rota Nacional 8 na província de Fukui.

Desde as 9h, segundo estimativa do Ministério dos Transportes, 310 caminhões e carros continuavam imobilizados na estrada. Autoridades disseram que 1.400 veículos ficaram parados em 6 de fevereiro, criando uma fila que se estendeu por cerca de 20 quilômetros. Muitos motoristas foram forçados a passar a noite em seus veículos.

As fatalidades e pessoas feridas foram relatadas pelas autoridades locais nas províncias de Fukui, Ishikawa, Toyama e Niigata.

Na província de Fukui, em 6 de fevereiro, um homem morreu após ter sido encontrado inconsciente dentro de seu carro coberto pela neve. Segundo os bombeiros, sua morte foi em decorrência de intoxicação por monóxido de carbono, divulgou a NHK.

O transporte público está inativo em muitas áreas enquanto os residentes continuam removendo neve que se acumulou a níveis recordes.

Mais neve está prevista nesta quarta-feira para algumas partes da região, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

Fonte: Asahi, NHK
Imagem: ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!