Governo dará suporte para áreas atingidas por fortes nevascas

O governo informou que fará o máximo para ajudar a restabelecer a normalidade em áreas da costa do Mar do Japão atingidas pela neve pesada.

Em 6 de fevereiro, mais de mil veículos ficaram presos na neve em um ponto de uma estrada principal em Fukui (ANN/reprodução)

Na terça-feira (13), o governo informou que fará o máximo para ajudar a restabelecer a normalidade em áreas da costa do Mar do Japão, na central do país, que foram atingidas pela neve pesada na semana passada, causando várias mortes e deixando cerca de 1.500 veículos imobilizados na estrada.

Publicidade

O governo decidiu usar sua receita tributária especial a fim de ajudar a financiar os gastos de governos locais para remover a neve e restaurar a rede de distribuição para postos de gasolina em áreas mais afetadas, como a província de Fukui, disseram ministros de assuntos internos e da indústria.

Uma ampla área na parte central e nordeste do Japão foi atingida por outra nevasca na terça-feira, interrompendo o tráfego, incluindo o funcionamento dos trens-bala na linha Yamagata Shinkansen.

Em 6 de fevereiro, cerca de 1.500 veículos ficaram presos na neve em um ponto de uma estrada principal em Fukui e levou-se dias para que o fluxo do tráfego fosse restabelecido completamente.

A ministra de assuntos internos e comunicação, Seiko Noda, prometeu suporte total para o trabalho de remoção de neve do governo regional ao usar receitas do estado de um imposto especial, que é alocado para cobrir gastos, tais como assistência em catástrofes.

O ministro da economia, comércio e indústria, Hiroshige Seko, disse que embora o fornecimento de gasolina na província de Fukui tenha se normalizado, alguns postos ainda não conseguiram retomar as operações em razão do demorado trabalho de remoção de neve.

Desde a semana passada a neve também afetou o setor agrícola

Cerca de 500 instalações agrícolas e galpões de criação de gado em Hokkaido e na região de Hokuriku, incluindo as províncias de Fukui e Ishikawa, sofreram danos financeiros, embora governos locais ainda tenham que determinar a extensão do prejuízo, de acordo com o ministro da agricultura, floresta e pesca Ken Saito.

Embora a neve não cause grandes danos às colheitas ou afete os preços dos vegetais nesse ponto, algumas hortaliças como espinafre não estão se desenvolvendo muito bem devido às baixas temperaturas.

Contudo, Saito salientou que se as temperaturas continuarem baixas ela afetará os preços dos vegetais.

Fonte: Japan Today, Kyodo
Imagem: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Neve dá trégua mas foi causa de acidentes

Publicado em 14 de fevereiro de 2018, em Sociedade

Depois da nevasca ter se enfraquecido, uma avalanche atingiu um hotel e uma casa sofreu danos com o peso no telhado.

Avalanche invadiu hotel e AMJ alerta para os riscos em outros locais (ANN)

Céu azul e o sol voltou a brilhar nas províncias banhadas pelo Mar do Japão, enfraquecendo a neve contínua. Mas o acúmulo foi a causa de acidentes.

Publicidade

Em Yuzawa (Akita), ocorreu uma avalanche, depois das 19h de terça-feira (13). Ela quebrou vidros das 5 janelas de um hotel em estilo ryokan, enchendo os 3 quartos de neve. Esse hotel com águas termais Doroyu fica na encosta de uma montanha.

Pela marca na montanha, a avalanche tinha pelo menos 25 metros de comprimento por 40 metros de largura. Não havia hóspedes no hotel, apenas as duas mulheres, donas do estabelecimento. Ninguém se feriu mas elas foram dirigidas para um abrigo.

Em Kanazawa (Ishikawa) um sobrado abandonado teve o andar superior danificado, com parte achatada e vidros quebrados, por causa do peso da neve acumulada no telhado.

Hotel atingido pela avalanche e bombeiro trabalha no sobrado danificado pelo peso da neve acumulada (FNN)

As crianças foram vistas de volta às 99 escolas no período da manhã desta quarta-feira (14), depois de um tempo de férias forçadas.

A Agência de Meteorologia do Japão alerta os residentes das cidades que tiveram grande acúmulo de neve para os riscos de avalanche, já que as temperaturas subiram.

Crianças em Fukui caminham para a escola depois das férias forçadas (FNN)

Fontes e fotos: ANN e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!