Domo vulcânico gigante é confirmado na Caldeira de Kikai do Japão

A descoberta do domo vulcânico gigante foi publicada na edição eletrônica do jornal científico britânico Scientific Reports.

Caldeira de Kikai, ao sul da ilha de Kyushu (imagens: Google Maps, Wikimedia/Batholith)

O Centro de Exploração do Fundo Oceânico de Kobe – KOBEC – anunciou em 9 de fevereiro que um dos maiores domos vulcânicos – ou domos de lava – do mundo foi descoberto na Caldeira de Kikai, um vulcão submarino localizado a cerca de 50 quilômetros ao sul da Península de Satsuma, província de Kagoshima.

Publicidade

O domo vulcânico, que mede 600 metros de altura, 10 quilômetros em diâmetro e mais de 32 quilômetros cúbicos em volume, pode ser um sinal de que uma ampla câmara de magma capaz de desencadear uma enorme erupção da caldeira está crescendo, segundo o KOBEC.

A Caldeira de Kikai é uma cavidade de 20 quilômetros de diâmetro criada por uma massiva erupção há cerca de 7.300 anos, a qual dizem ter destruído a cultura Jomon em toda a ilha de Kyushu. A KOBEC explorou o fundo da caldeira três vezes durante um período de dois anos até outubro de 2017, usando o Fukae Maru, um navio de treinamento que pertence à escola de graduação da Universidade de Kobe, e confirmou que havia um domo – uma espécie de cúpula – na caldeira.

De acordo com o KOBEC, o arquipélago japonês passou por um total de 10 massivas erupções de caldeira e cada uma espalhou magma a pelo menos 40 quilômetros cúbicos ao longo dos últimos 120 mil anos e a última foi aparentemente aquela que deu origem à Caldeira de Kikai.

“Embora a probabilidade de uma gigante erupção de caldeira atingindo o arquipélago japonês seja de 1% nos próximos 100 anos, estima-se que a taxa de mortes poderia aumentar para aproximadamente 100 milhões no pior dos cenários”, comentou o professor Yoshiyuki Tatsumi, líder da KOBEC e especialista em magma.

Os documentos sobre a descoberta do domo vulcânico gigante foram publicados na edição eletrônica do jornal científico britânico Scientific Reports em 9 de fevereiro.

Fonte: Mainichi
Imagem: Google Maps, Wikimedia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Trufas de chocolate branco com morango

Publicado em 10 de fevereiro de 2018, em Culinária

O chocolate branco contrasta tão bem com o toque avermelhado do morango que torna essa delícia irresistível no sabor e na aparência!

Receita deliciosa e de fácil preparo!

Esta é uma receita facílima. Por isso, mesmo quem não tem tantas habilidades na cozinha pode prepará-la. O tempo é de 60 minutos, no máximo, e dura de 3 a 4 dias na geladeira. Rende 15 a 20 trufas de 2,5 a 3cm de diâmetro.

Publicidade

Colocando-as dentro de uma bela embalagem, pode oferecer de presente para o seu amado no Valentine’s Day. Também podem ser servidas após o jantar. Ou, preparar para si mesmo!

Ingredientes

  • 6 barras de 160g do chocolate branco Meiji
  • 80cc de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa cheia de morangos desidratados (ドライストロベリー)
  • Pó de morango a gosto (ストロベリーパウダー)

Identificação dos ingredientes, além do creme de leite fresco

Modo de preparar

  • Em uma vasilha coloque o equivalente a 6 barras de chocolate branco, bem picadas
  • Em outra coloque o equivalente a 2 barras, igualmente bem picadas
  • Pique os morangos desidratados e reserve-os em uma vasilha
  • Despeje o creme de leite em uma panelinha e aqueça-o em fogo médio até pouco antes de ferver. Retire do fogo e despeje-o na tigela com as 6 barras de chocolate picada. Misture bem com um mixer ou com fouet. Quando o chocolate derreter completamente e se tornar um creme suave, adicione os morangos secos picados e misture.
  • Depois, deixe a vasilha esfriando em um local fresco. De vez em quando use uma colher para dar uma misturada. Cuidado para não mexer demais pois se entrar ar fica difícil enrolar.
  • Pegue uma forma retangular e forre-a com papel manteiga.
  • Com uma colher de sopa vá pegando o chocolate e coloque as porções enfileiradas na forma.
  • Leve à geladeira por 15 a 30 minutos

Enquanto isso prepare a cobertura

  • Coloque a vasilha das 2 barras de chocolate branco picadas dentro de uma outra com água na temperatura de 50 a 55 graus. Vá mexendo suavemente até o chocolate derreter.
  • Pegue uma forma pequena e coloque uma quantidade de pó de morango

Trufas pink: o morango dá o toque no no visual e no sabor

Finalização

  • Retire a forma da geladeira
  • Faça a cobertura das colheradas que estavam na geladeira. Primeiro pegue uma pequena porção do chocolate derretido e enrole uma bolinha com a colherada
  • Coloque-a dentro da forma com pó de morango
  • Repita o processo até terminar de enrolar todos

Agora é só colocar as trufas em uma caixinha decorativa, escrever uma bela mensagem e entregar para o seu amado!

Ou, se vai servir para seus convidados, faça um arranjo bonito em um prato e deixe na geladeira até eles chegarem.

Fonte e fotos: Meiji

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!