Como evitar acidente fatal com a lavadora automática

Publicado em 1 de fevereiro de 2018, em Sociedade

Depois que a criança foi encontrada morta dentro da lavadora automática, voltou à discussão como evitar acidente trágico.

Neste Artigo:
&nbspComo evitar acidente fatal com a lavadora automática
Cena comum de criança em frente à lavadora automática, curiosa

A notícia do menino de 5 anos encontrado morto dentro da lavadora de roupas, em 27 deste mês, na cidade de Sakai (Osaka), comoveu o país. Este não foi o primeiro. Três anos atrás ocorreu o mesmo com um menino de 7 anos, em Tóquio.

Publicidade

Nas redes sociais foram constatadas sequências de milhares de posts com perguntas do tipo “como podemos evitar essa tragédia?”.

Nesses dois incidentes fatais, as crianças entraram em uma lavadora que tem o tambor voltado para a frente da máquina. Portanto, para elas é aparentemente fácil abrir a tampa ou porta.

A tampa da lavadora desse tipo é estruturada de forma sólida por usar o material de vidro, o qual tem um certo peso. Então, ao abri-la com vigor pode retornar ao seu estado de fechada, quando ocorre o bloqueio.

Que medidas de segurança tomar na lavadora?

É a pergunta que não quer calar.

&nbspComo evitar acidente fatal com a lavadora automática
Orientação passada pela associação JEMA para travar a porta da lavadora

A Associação da Indústria Elétrica do Japão explica que quase todos os modelos das lavadoras japonesas têm um dispositivo de segurança. E a Agência dos Consumidores também clama aos usuários que têm crianças no lar que usem esse dispositivo.

Chama-se チャイルドロック機能 (lê-se chairudo rocku kinou). Na tradução livre pode ser chamada de função de bloqueio para a criança.

Apesar de ter a função, a polícia soube que o lar onde a criança de 5 anos foi encontrada morta não usava.

Depois da morte da criança em Tóquio, 3 anos atrás, a maioria dos fabricantes passou a produzir lavadoras com dispositivo interno. Caso a criança entre no tambor por curiosidade, ficando confinada, há uma chave para que ela possa abrir a tampa.

Outra medida que os fabricantes tomaram foi a função de remover uma peça da tampa por questão de segurança. Quando a máquina não estiver sendo usada, pode-se removê-la. Assim, mesmo que a criança entre no tambor, a porta ou a tampa não se fecharia completamente.

Palavras das mães

Nas redes sociais as mães ofereceram ideias diversas para evitar acidentes. A maioria lamenta não poder deixar a máquina aberta para secar a fim de evitar bolor, causa do mau cheiro. Mas, caso queira deixá-la aberta, as dicas são pendurar uma toalha ou uma tira de borracha na porta para evitar da criança ficar trancada dentro dela.

Outras diziam que explicam para os filhos sobre o perigo, mas a curiosidade deles pode ser maior. Então, a solução é usar sem falta a チャイルドロック機能, disseram elas. Depois da função acionada aparecerá um pisca-pisca no painel CL, indicando que foi travada

&nbspComo evitar acidente fatal com a lavadora automática
Exemplo de como é o botão da função de bloqueio da lavadora

Portanto, se você pensa em adquirir uma lavadora desse modelo e tem crianças pequenas, procure por uma que possua a チャイルドロック機能. Para usá-la basta pressionar o botão por 3 a 5 segundos consecutivamente, dependendo do fabricante. Assim, bloqueia-se a abertura da porta do tambor da lavadora. A criança não conseguirá abrir a porta. Outra medida recomendada pela associação é não deixar banquinho ou qualquer tipo de objeto que a criança possa usar para subir e entrar no tambor.

Segundo os fabricantes, usar essa função é a melhor forma de evitar acidente lamentável como o do garotinho de 5 anos.

Fonte e imagem: JEMA e Yahoo
Fotos: Mama Chintai Style e Panasonic


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
Kumon - estude japonês por correspondência!