Agência meteorológica aumenta monitoramento de ‘vulcões adormecidos’

A meta da AMJ é detectar com mais rapidez sinais de potenciais erupções e emitir alertas a alpinistas ou residentes.

Monte Fuppushi, Hokkaido (Wikimedia/663highland)

 

Publicidade

A AMJ- Agência Meteorológica do Japão planeja aumentar o monitoramento de vulcões adormecidos há muito tempo em resposta à recente erupção fatal do Monte Moto-Shirane na província de Gunma, a primeira em três mil anos. Nessa erupção, uma pessoa morreu e outras 11 ficaram feridas.

A meta da AMJ é detectar com mais rapidez sinais de potenciais erupções e emitir alertas a alpinistas ou residentes.

Contudo, produzir um efetivo sistema de alerta seria uma tarefa difícil, dado o grande número de vulcões ativos no Japão e pessoal insuficiente que é necessário para vigilância constante, dizem especialistas.

A AMJ vai expandir as atividades de monitoramento para vulcões similares que não entraram em erupção há séculos, como o pico Fuppushi do Monte Tarumae (Hokkaido) e antigas crateras em volta do pico vulcânico Naka no Monte Aso (Kumamoto).

Essas áreas podem entrar em erupção antes da AMJ ou outras organizações se darem conta dos sinais de atividade vulcânica.

No Japão há 111 vulcões ativos que entraram em erupção nos últimos 10 mil anos.

Erupção do Monte Ontake em 2014

Três locais a mais foram colocados sob constante monitoramento após o Monte Ontake, localizado na fronteira entre as províncias de Nagano e Gifu, ter entrado em erupção no ano de 2014.

Uma rede de monitoramento havia sido instalada no Monte Ontake, mas o nível de precaução não foi elevado antes da erupção. Sessenta e três pessoas foram listadas como mortas ou desaparecidas após o pico ter entrado em erupção sem dar sinal.

Algumas outras áreas do Japão têm mostrado sinais de crescente atividade vulcânica, mas elas ainda não estão no radar do plano da AMJ. E mesmo que as atividades de monitoramento forem intensificadas, sinais de pequenas erupções de pequena escala podem ser perdidos.

Especialistas salientam que o número de pessoas que pode analisar os dados de monitoramento é insuficiente.

 

“As pessoas que se aproximarem das crateras devem ter consciência de que estão escalando vulcões ativos. Se notarem qualquer gás de fumarola ou qualquer condição incomum, devem reportar imediatamente à AMJ ou outras organizações relacionadas”, disse Kazuhiro Ishihara, professor emérito de física vulcânica da Universidade de Quioto.

Fonte: Asahi
Imagem:

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pizza é um café da manhã melhor que a maioria dos cereais, segundo nutricionista

Publicado em 5 de fevereiro de 2018, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Segundo nutricionista, uma fatia apimentada e com muito queijo é na verdade mais saudável que a tradicional tigela de cereais.

Será que a pizza é realmente uma opção melhor que o cereal no café da manhã?

Pizza para o café da manhã pode parecer mais uma refeição que você comeria após uma longa noite de bebedeira, contudo, uma nutricionista diz que uma fatia apimentada e com muito queijo é na verdade mais saudável que a tradicional tigela de cereais.

Publicidade

Falando ao The Daily Meal, a nutricionista Chelsey Amer explicou que em muitos cereais há falta de proteína e gorduras saudáveis que o corpo precisa como combustível para o dia que vem pela frente.

“As pessoas podem ficar surpresas em descobrir que uma fatia média de pizza e uma tigela de cereais com leite contém cerca da mesma quantidade de calorias”, disse Ame.

“No entanto, a pizza carrega uma quantidade muito maior de proteína que manterá a pessoa cheia e aumentará a saciedade durante toda a manhã”, disse Ame.

Cereais estão cheios de açúcar ao invés de algo nutritivo, cita a nutricionista

A nutricionista salientou que grande parte dos cereais de marcas comerciais está cheia de açúcar ao invés de algo nutritivo.

Enquanto Amier admite que a pizza não seja a opção de café da manhã perfeita, a fatia típica vai dar uma forte equilíbrio de proteínas, carboidratos, gorduras e possivelmente vegetais se a pessoa optar por recheios saudáveis.

A nutricionista Keri Gans argumenta que o cereal ainda é uma boa opção para o café da manhã, com uma pequena ajuda. “As pessoas podem acrescentar berries aos cereais, que são ricos em vitamina “, disse ela ao New York Post.

“Se a pessoa escolher o cereal certo que está cheio de fibras, ele pode ajudar a reduzir o colesterol e controlar os níveis de açúcar no sangue”.

Em defesa da pizza, no entanto, Gans diz que não há muitos cereais que têm cogumelos e pimentas já assadas na perfeição de uma fatia fresca.

Fonte: CBS Chicago
Imagens: Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!