Recorde de pacientes com influenza: quase 3 milhões

O Japão está com epidemia mais que alarmante da influenza e o governo se preocupa com o aumento repentino.

Epidemia mais que alarmante da influenza (NHK)

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar divulgou nesta sexta-feira (26) os números alarmantes dos pacientes com influenza. No período de uma semana até 21 deste mês, a proporção de número de pacientes por médico subiu para 51,93. Recorde desde que começou a tabular os dados em 1999. Excedeu a proporção considerada alarmante que é de 30/1 médico.

Publicidade

Nessa última semana foram diagnosticadas 2,83 milhões de pessoas com influenza.

As províncias com as maiores proporções são:

  • No sul do país, em Miyazaki com 85/1, Fukuoka com 84/1, Oita com 82/1 e Saga com 70/1, todas acima de 70/1, mais que o dobro da proporção alarmante
  • 50/1 em Tóquio
  • 62/1 em Aichi

De acordo com o ministério, o total de 7.536 instituições, incluindo escolas primárias e secundárias, tiveram que isolar classes ou fechar suas portas temporariamente. Em comparação à semana anterior a epidemia aumentou dramaticamente com 1 milhão a mais de diagnosticados, que era de 1,71 milhão. 

O número de pacientes internados também subiu 36% em relação à semana anterior, totalizando 2.370. A maioria tem idade superior a 80 anos, com 835 internados.

O ministério pede à população zelo pela saúde, fazendo prevenções como lavar bem as mãos e usar máscara.

Fontes: Nikkei Shimbun e NHK
Foto: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Temperatura inferior a zero em 93% dos pontos de observação

Publicado em 26 de janeiro de 2018, em Sociedade

O arquipélago japonês está sob uma das piores frentes frias dos últimos anos. Neve e geada causam transtornos à população.

Uma das piores frentes frias trouxe inverno rigoroso para o Japão (ANN)

Em 865 dos 926 pontos de observação foram registradas temperaturas abaixo de zero no Japão, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (26).

Publicidade

Pela primeira vez foi registrada temperatura abaixo de 30ºC. Em Kimobetsu-cho (Hokkaido) os termômetros marcaram -31,3ºC na manhã anterior, como registro histórico.

Mesmo sem neve, Tóquio e outras cidades japonesas amanheceram com água congelada nos canos. Fuchu (Tóquio) teve registro histórico de -8,4ºC. Nos parques a água dos lagos e do bebedouro estavam congeladas.

Em Tóquio, das 8h até as 16h de quinta-feira (25) a companhia de abastecimento de água recebeu 2.130 telefonemas informando que o cano estourou. Com temperatura inferior a -4ºC os canos de PVC não resistem.

Uma mulher levou um tombo ao atravessar a avenida de Nagoia, com camada de gelo (JNN)

Quem estendeu as roupas lavadas na noite anterior teve que esperar para elas descongelarem. Depois da neve o drama das calçadas e ruas com camadas de gelo fizeram muitas pessoas caírem.

Paisagens raramente vistas

Por outro lado, as baixas temperaturas criaram fenômenos naturais de rara beleza. No Lago Biwa (ou Biwako), foram observados sincelos formados pela combinação vento e água.

Sincelos formados pela combinação dos jatos de água trazidos pelo vento e temperatura negativa (ANN)

Em Ibaraki, as águas da cascata de Fukuroda, em Daiko-machi, congelaram sobre as rochas. A temperatura de -9,2ºC proporcionaram essa beleza raramente vista.

Cascata com 80% de congelamento exibe uma beleza raramente vista (ANN)

Neve continua

Nas províncias banhadas pelo Mar do Japão a neve e a nevasca continuam. Em partes das províncias de Mie, Shiga e Gifu a neve prossegue até o final desta tarde.

Fontes e fotos: JNN e ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!