Homens com estresse são propensos ao câncer

Pesquisa de acompanhamento por 20 anos detectou que estresse em homens aumenta em 20% o risco de desenvolver câncer. Saiba os detalhes.

Meditação, prática de esportes ou ter hobby ajudam a desestressar (PxHere)

O resultado de uma extensa pesquisa detectou que a probabilidade de desenvolvimento do câncer a longo prazo é 20% maior entre os homens sob estresse em relação aos que não são estressados.

Publicidade

A pesquisa de acompanhamento por 20 anos foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa do Câncer, com sede em Tóquio. O resultado foi divulgado para a imprensa na sexta-feira (19) e publicado na importante Scientific Reports de língua inglesa.

A longa pesquisa de acompanhamento foi aplicada em 10 centros de saúde do país, com público-alvo de 101.708 pessoas de ambos os sexos, na faixa dos 40 aos 69 anos. O número de homens pesquisados foi de 48% da população alvo. Analisou os pacientes que desenvolveram câncer nesse período de 20 anos e a relação da doença com o estresse, em 3 níveis – alto, médio e baixo.

Como resultado, 17.161 pessoas amargaram câncer durante a pesquisa de acompanhamento e, a longo prazo, quando o nível de estresse subjetivo é alto, o risco de morbidade aumenta para todos os tipos de câncer.

Estresse e câncer, relação não observada nas mulheres

Essa relação é mais intensa entre os homens. Além disso, olhando para os órgãos afetados, o risco aumenta quando o estresse subjetivo é alto, desenvolvendo câncer, especialmente, de fígado e próstata.

A influência dos hábitos de vida que se tornam um fator de risco de câncer, como fumar e beber, não pode ser descartada. O centro explica que “é necessário um exame mais aprofundado no futuro”.

Como resultado final, o grupo de homens com alto nível de estresse, tanto no início da pesquisa quanto 5 anos depois, observou-se que subiu para 19% a propensão ao câncer do que o grupo de homens que sentia pouco estresse.

No grupo das mulheres não foi observada essa relação do estresse com o câncer.

“Livrar-se do estresse pode ajudar na prevenção do câncer”, apontou a equipe de pesquisadores.

Fonte: divulgação 
Foto ilustrativa: PxHere

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Neve e a situação dos transportes públicos e vias expressas

Publicado em 22 de janeiro de 2018, em Sociedade

Veja aqui quais são as vias expressas que suspenderão tráfego temporariamente por causa do acúmulo da neve.

Saitama já está coberta de neve às 14h (NHK ao vivo)

Por causa da neve que já está caindo em Tóquio, as lojas de acessórios e pneus da capital estão movimentadas, levantou a NHK.

Publicidade

Segundo matéria, motoristas levam seus carros para trocar para os pneus de neve, já que a previsão é de acúmulo da neve para segunda e terça-feira, dias 22 e 23.

Como medida preventiva, a companhia de trens JR anunciou que parte das linhas para as províncias de Nagano e Yamanashi estão suspensas. Ela pede que o passageiro consulte a estação para acompanhar os horários de operação.

Se reside em Kanto, convém conferir se não há paralisação ou suspensão das companhias de transporte público.

Vias expressas

Ao meio-dia desta segunda-feira (22) as empresas gestoras das vias expressas pediram aos motoristas que se não for de urgência, que evitem as vias expressas sob a neve. Mas, caso seja necessário solicitam que trafeguem com pneus adequados ou correntes. Muitos trechos só permitem se os veículos estiverem com os pneus adequados.

Trechos em azul indicam que há necessidade de pneus para neve ou correntes (Jartic)

Elas começaram a anunciar os trechos que poderão ser fechados temporariamente para o tráfego.

Já a partir da noite desta segunda-feira a Nishi Nippon considera fechar alguns trechos da Shin Meishin, Kyoto Junkan e Tokushima por conta da neve.

A gestora da Tomei anunciou que alguns dos trechos entre  as IC de Tóquio e Shimizu (Shizuoka) podem ser interrompidos conforme o volume de acúmulo.

Na manhã de 23 todas as vias expressas de Tóquio poderão ser fechadas. As gestoras das vias expressas que passam por Miyagi e Fukushima também consideram interrupção.

Antes de sair, confira as condições de tráfego das vias expressas tocando aqui, em tempo real, atualizadas a cada 5 minutos.

Fontes: NHK e Jartic
Fotos: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!