Vinte símbolos selecionados para representar o Japão no século 20

Vinte símbolos foram escolhidos para representar os patrimônios culturais e realizações tecnológicas do Japão no século 20.

Seto Ohashi, ponte que se estende pela ilhas principais de Honshu e Shikoku, várias  barreiras de proteção de erosão sobrepostas na área Montanhosa de Tateyama, na província de Toyama (Wikimedia, Asahi)

O trem-bala Tokaido Shinkansen, o ambiente na ilha de Kyushu, no noroeste, que produziu celebrados artigos de cerâmica Arita e até as muralhas brancas de fábricas tradicionais de saquê estão entre os 20 símbolos escolhidos para representar os patrimônios culturais e realizações tecnológicas do Japão no século 20.

Publicidade

Outras áreas associadas à realizações japonesas na diversa lista anunciada em 8 de dezembro pelo Comitê Nacional Japan ICOMOS incluem a Seto Ohashi, ponte que se estende pela ilhas principais de Honshu e Shikoku, várias  barreiras de proteção de erosão sobrepostas na área Montanhosa de Tateyama, na província de Toyama, de frente ao Mar do Japão, e a extensa e cênica Koiwai Farm no pé do Monte Iwate, na província de Iwate.

A meta serve para celebrar e preservar avanços feitos pelo Japão no século 20 que podem ser de outra forma despercebidos ao avaliar o patrimônio cultural do Japão.

A lista tentou desviar a crítica de que a maioria dos registros de locais de Patrimônio Cultural Mundial que remontam ao século 20 são construções.

Tão importante como, dizem especialistas, são outros aspectos do Japão, como arquitetura industrial e cultural desenvolvida no século 20.

A lista não inclui construções, mas locais como a Koiwai Farm e um grupo de estações de energia no sistema fluvial que tem origem no Kurobegawa na província de Toyama ilustram que a seleção cobre uma ampla variedade de campos.

O critério para a lista foram os locais ou símbolos do período que emergiram pela primeira vez, ou foram desenvolvidos ou evoluídos no século 20 ou eventos históricos simbolizados durante o período.

O Comitê Nacional Japan ICOMOS é um dos 110 comitês nacionais do Conselho Internacional sobre Monumentos e Locais, o qual, como painel consultivo, é envolvido na seleção de locais de Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO.

“Isso não significa que tudo na lista será recomendado para registro de locais de Patrimônio Cultural Mundial”, disse um professor de planejamento urbano na Universidade de Ciência de Tóquio. “Mas eles têm o potencial de entrar para o registro de Patrimônio Cultural Mundial no futuro”.

Esforços similares estão em curso pelos comitês nacionais da ICOMOS de cerca de 30 países, de acordo com oficiais japoneses.

20 locais notáveis do século 20

1-  Parque Ueno Onshi e um aglomerado de instalações culturais em Tóquio

2- Estádio Nacional Yoyogi em Tóquio

3- Barreiras de proteção de erosão sobrepostas na Área Montanhosa Tateyama na província de Toyama

4- Grupo de estações de energia no sistema fluvial que tem origem no Kurobegawa na província de Toyama

5- Seto Ohashi, ponte na província de Kagawa

6- Túnel Seikan sob o Estreito Tsugaru entre as províncias de Aomori e Hokkaido

7- Instalações usadas pela Marinha japonesa e planejamento urbano de Maizuru na província de Quioto

8- Jardins contemporâneos no Nanzenji e em seus arredores na província de Quioto

9- Várias pontes ao longo do Sumidagawa e instalações que refletem os esforços de reconstrução após o Grande Terremoto de Kanto de 1923, incluindo o mercado de peixes de Tsukiji, em Tóquio

10- O Palácio Akasaka como a Casa de Hóspedes do Estado em Tóquio

11- Chochukukyo, uma casa construída em 1928 pelo arquiteto Koji Fujii na província de Quioto

12- Uma série de grandes estruturas de madeira usadas como acomodações em Hakone, na província de Kanagawa

13- A Linha Hisatsu da JR que passa pelas províncias de Kumamoto, Miyazaki e Kagoshima

14- O antigo Museu de Arte Moderna de Kanagawa no Tsurugaoka Hachimangu, também na província

15- O ambiente de Arita com construções culturais e industriais na província de Saga

16- Uma casa de madeira em estilo japonês de dois andares construída em 1964 pela família Asakura e o Terraço de Daikanyama, um complexo de residências, lojas e escritórios em Tóquio

17- Koiwai Farm na província de Iwate

18- Complexo de fábricas de saquê em Saijo, província de Hiroshima

19- A linha Tokaido Shinkansen, que foi inaugurada em 1964 como o primeiro sistema ferroviário de transporte em massa de alta velocidade da nação

20- Complexo de paisagens culturais de Iga Ueno que rodeiam o Castelo de Ueno na província de Mie

Fonte: Asahi
Imagem: Wikimedia, Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Papai Noel também deixa sua marca em farol no Japão

Publicado em 13 de dezembro de 2017, em Turismo em Fukuoka

O ‘farol Papai Noel’ de Fukuoka estará presente até 25 de dezembro e pode ser visto claramente de longe, a cerca de dois quilômetros da costa.

Um farol vermelho enfeitado como Papai Noel em Fukuoka com a mensagem “Com Kyushu” como uma oração para a área norte da região de Kyuhsu se recuperar de um devastador danos causado pelas chuvas em julho (Asahi)

O Papai Noel veio mais cedo para ocupar residência em um farol na cidade de Fukuoka em apoio ao desejo coletivo de Natal de Kyushu para se recuperar de um devastador dilúvio de verão.

Publicidade

A torre no Porto de Hakata, conhecida como “farol vermelho” está decorada como um Papai Noel, ganhando o apelido de “Santa lighthouse” – farol Papai Noel – para a época festiva.

As palavras “com Kyushu” exibidas perto do Papai Noel oferecem uma oração para a área se recuperar dos danos causados pela chuva destrutiva que afetou a região neste ano.

“Você pode ver o Papai Noel claramente de longe, a cerca de dois quilômetros da costa”, disse um oficial do Escritório da Guarda Costeira de Fukuoka. “Espero que as pessoas tenham sentimentos calorosos e afetuosos”.

Dez funcionários do Escritório da Guarda Costeira de Fukuoka levaram um dia inteiro para dar vida ao Papai Noel, manualmente, criando uma barba branca de fita plástica e anexando outras características faciais no farol de 19 metros de altura.

Outro farol nas proximidades, geralmente chamado de “farol branco” localizado no píer leste, também está adornado, com um boneco de neve.

O “farol Papai Noel” apareceu pela primeira vez em 2005, ano em que Fukuoka foi afetada por um forte terremoto, e continuou a “visitar” o local desde então, para encorajar viagens seguras.

A figura natalina poderá ser vista até 25 de dezembro.

Assista a um vídeo com imagens do local:

https://www.youtube.com/watch?v=-AtZV_Zz_iY

Fonte e imagem: Asahi
Vídeo: YouTube/NC みんなのニュース福岡

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!