Pesquisa de cibersegurança do Japão descobre 20 mil sites falsos de compras

Publicado em 25 de dezembro de 2017, em Sociedade

Produtos em sites fraudulentos incluem não somente bolsas e relógios de luxo, mas também itens em geral e produtos esportivos.

Neste Artigo:
&nbspPesquisa de cibersegurança do Japão descobre 20 mil sites falsos de compras
Produtos em destaque em sites fraudulentos incluem não somente bolsas e relógios de luxo, mas também itens em geral e produtos esportivos (imagem ilustrativa)

Uma pesquisa de cibersegurança descobriu que cerca de 20 mil sites falsos de compras estavam em operação no segundo semestre deste ano, informou a ANP – Agência Nacional de Polícia na quinta-feira (21), alertando que os sites são designados a extorquir dinheiro de compradores inocentes.

Publicidade

Grande parte dos sites usa um hiperlink com uma propaganda falsa que leva as vítimas a um site fraudulento, disse a ANP, com base em uma pesquisa realizada pelo Centro de Controle de Cibercrime do Japão que envolve informação de segurança e provedoras de serviço online.

Tipicamente, as vítimas são levadas a sites falsos após usarem um mecanismo de pesquisa para buscar informações sobre um produto que desejam comprar e clicam em um hiperlink, que inclui palavras como “relógio de marca, de alta qualidade”.

Produtos em destaque em sites maliciosos incluem não somente bolsas e relógios de luxo, mas também itens em geral e produtos esportivos. Os sites tendem a estarem escritos em um japonês não natural, de acordo com o centro.

No período de julho ao início deste mês, havia 19.834 sites fraudulentos, descobriu a pesquisa.

Investigação de contas bancárias designadas pelos sites para pagamento

A polícia está investigando 122 contas bancárias designadas pelos sites para pagamento, e confirmou que até agora cerca de 240 milhões de ienes foram transferidos a elas.

Investigadores identificaram fraudes de compras online envolvendo 43 pessoas, incluindo aquelas suspeitas de tornar suas contas bancárias disponíveis aos sites.

O centro apresentou o resultado da pesquisa ao Anti-Pishing Working Group, uma organização internacional com a tarefa de unificação da resposta global ao cibercrime. Medidas têm sido tomadas para acionar um alerta pop-up quando usuários de computador estão prestes a se conectar a um site fraudulento.

Fonte: Kyodo, Japan Times
Imagem: Bank Image


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!