Menina morre após receber transfusão com sangue contaminado por bactéria

Esse é o 1º caso fatal no Japão causado por bactéria coliforme em sangue para transfusão, embora tenha sido registrada uma situação no ano de 2015 em que o paciente sobreviveu.

A bactéria coliforme em seu corpo correspondeu àquela no produto sanguíneo, anunciou a Cruz Vermelha japonesa em 29 de novembro (NHK/reprodução)

Sangue para transfusão contaminado com bactéria é a causa provável da morte de uma menina que sofria de leucemia, foi revelado, divulgou o jornal Asahi.

Publicidade

A menina, que tinha menos de 10 anos de idade, morreu cerca de um mês após receber a transfusão. A bactéria coliforme em seu corpo correspondeu àquela no produto sanguíneo, anunciou a Cruz Vermelha japonesa em 29 de novembro durante uma reunião de um painel de especialistas do ministério da saúde.

A Cruz Vermelha verifica se os doadores apresentam febre ou se suas condições físicas estão fracas antes da doação de sangue. Contudo, aqueles que doam sangue nem sempre apresentam sintomas de uma infecção por bactéria coliforme, dificultando a garantia de segurança completa, de acordo com a organização.

Esse é o primeiro caso fatal no Japão causado por bactéria coliforme em um produto sanguíneo de transfusão, embora tenha sido registrado um caso no ano de 2015 em que o paciente sobreviveu.

A menina passou por um transplante de medula óssea como parte de seu tratamento para combater a recorrência de leucemia mieloide aguda e recebeu transfusão de plaquetas sanguíneas em agosto.

O procedimento foi interrompido 30 minutos mais tarde após a transfusão de 20 mililitros de sangue, quando a menina vomitou e teve diarreia. Então, ela sofreu insuficiência respiratória e hemorragia pulmonar. Ela morreu cerca de um mês depois de falência múltipla dos órgãos causada por falência circulatória aguda de causa infecciosa, ou choque séptico, de acordo com o ministério.

Posteriormente, um tipo de bactéria coliforme encontrado na menina correspondeu a um detectado no restante do produto sanguíneo.

A Sociedade da Cruz Vermelha do Japão assegurou que nenhum outro produto sanguíneo do mesmo doador seria usado. A transfusão da menina foi a única ocasião de sangue do doador sendo usado.

Fonte: Asahi
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Bentô supremo de carne bovina japonesa custa quase 300 mil ienes

Publicado em 2 de dezembro de 2017, em Tradições do Japão

Esse bentô ‘mais que deluxe’ é preparado com a carne proveniente da raça de bois Wagyu, uma das mais caras do mundo.

Com quase 4,5 quilos e meio de carne bovina japonesa de qualidade, não há espaço para vegetais nesse bentô (Gochikuru)

Quando a maioria das pessoas pensa em um bentô (marmita), a primeira coisa que vem à mente são aqueles com preços acessíveis vendidos em lojas de conveniência. Contudo, o bentô também pode ser de alta qualidade, com ingredientes gourmet e preços bem além do médio de 600 ienes.

Publicidade

O bentô com deleite “carnudo”, preenchido com cortes da excepcional carne bovina da raça Wagyu da província de Tottori, foi recentemente classificada como a carne bovina de mais alta qualidade do Japão pela Associação de Registro Wagyu.

Não há espaço para vegetais aqui. Cada compartimento da caixinha do bentô é preenchido com pedaços carne bovina, dispostos acima de uma porção de arroz Kinu Musume cultivado em Tottori.

Cada compartimento do bentô é preenchido com pedaços carne bovina nobre (Gochikuru)

Arroz Kinu Musume cultivado em Tottori (Gochikuru)

Esse bentô custa 292.929 ienes, incluindo o shohizei (imposto sobre consumo) de 21.698 ienes, o que significa que só o valor do imposto é suficiente para um mês inteiro de compra das marmitas tradicionais.

Pelo seu tamanho enorme de 60 centímetros ele é feito para compartilhar. O compartimento é feito de madeira ao invés de plástico.

O tema regional continua com os temperos, que incluem um molho à base de peras cultivadas em Tottori e wasabi (raiz-forte) também produzida na província.

Molho à base de peras cultivadas em Tottori (Gochikuru)

Em relação aos cortes da carne bovina, eles correspondem às suas respectivas localizações na silhueta bovina feita pelos compartimentos do bentô.

O bentô Tottori Wagyu Complete Cow pode ser adquirido online (veja aqui) através da empresa de entrega de bentôs Gochikuru. A conclusão do pedido leva em torno de duas semanas.

Fonte e imagens: Gochikuru via Sora News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!