Japão decide introduzir novo sistema antimíssil em meio à ameaça da Coreia do Norte

O governo planeja implantar dois sistemas Aegis Ashore para cobrir o território total do Japão, os quais se tornariam possivelmente operáveis até o ano fiscal de 2023.

O custo de aquisição de cada sistema seria de pelo menos 100 bilhões de ienes (News 24/reprodução)

O governo decidiu formalmente em uma reunião do gabinete realizada na terça-feira (19) introduzir um sistema de defesa de míssil com base em terra, o Aegis, para reforçar as defesas do Japão contra o rápido e avançado programa nuclear e de mísseis norte-coreano.

Publicidade

O governo planeja implantar dois sistemas Aegis Ashore para cobrir o território total do Japão que se tornariam possivelmente operáveis até o ano fiscal de 2023. O custo de aquisição de cada sistema, desenvolvido pela Lockheed Martin Corp., seria de pelo menos 100 bilhões de ienes ($888 milhões), de acordo com o Ministério da Defesa.

O Japão já possui duas camadas de defesas de mísseis – os destróieres Aegis da Força Marítima de Autodefesa equipados com interceptores Standard Missile-3 e interceptores PAC-3 com base em terra da Força Aérea de Autodefesa.

Contudo, o governo decidiu adicionar uma nova camada de proteção, acreditando que o sistema instalado em um local fixo reduziria a carga das Forças de Autodefesa na preparação para interceptação de mísseis, comparado às operações com base no mar de destróieres Aegis.

Notando que o desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coreia do Norte representa um “novo nível de ameaça” para a segurança do Japão, o governo disse em um documento endossado pelo gabinete na terça-feira, “precisamos melhorar fundamentalmente nossas habilidades de defesa de mísseis para proteger nosso país em todos os momentos em uma maneira sustentável”.

O Aegis Ashore é uma versão com base em terra do sistema de combate Aegis desenvolvido para navios de guerra, uma coleção de radares, computadores e mísseis. O ministério da defesa também estudou outro sistema antimíssil dos EUA, o THAAD – Terminal High Altitude Area Defense, mas escolheu o Aegis Ashore devido ao seu custo-eficácia e outros fatores, disseram oficiais.

Fonte: Nikkei
Imagem: News 24

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pesquisadores alertam para iminência de ‘terremoto de grandezas extremas’

Publicado em 19 de dezembro de 2017, em Sociedade

Grupo de pesquisadores divulga que a possibilidade de um ‘terremoto de grandezas extremas’ ocorrer nos próximos 30 anos subiu para até 40%.

A Sede para a Promoção de Pesquisas sobre Terremotos (Jishin Honbu) anunciou nesta terça-feira (19) uma pesquisa sobre a iminência de um “terremoto de grandezas extremas” (cho-kyodai jishin). Segundo os pesquisadores, a possibilidade de um terremoto de magnitude 8,8 ou mais ocorrer no Fosso das Curilas-Kamchatka, na Baía de Hokkaido, nos próximos 30 anos, subiu para até 40%.

Publicidade

Essa é a primeira revisão das previsões de terremotos realizada pelos pesquisadores em 13 anos. Baseando-se nas pesquisas recentes, a sede analisou pela primeira vez a probabilidade de um terremoto na mesma escala do “Sismo e Tsunami de Tohoku de 2011” (magnitude 9) ocorrer.

Os resultados mostraram que a probabilidade de um terremoto de magnitude 8,8 abalar o território marítimo das Baías de Tokachi e Etoro Futou é de 7% a 40%. Um terremoto da mesma escala ocorre em média a cada 340 a 380 anos. “O intervalo médio passou do ‘período de ocorrência comum’, e a iminência de ocorrência elevou-se”, disse o Jishin Honbu.

Em 2006 o Conselho Central de Gestão de Desastres (Chuo Bousai Kaigi), do Gabinete do Governo, havia realizado uma suposição de danos. Segundo a organização, na pior das hipóteses, os maremotos causados pelo fenômeno deixariam cerca de 700 mortos em Hokkaido e 200 na ilha principal. Contudo, o Gabinete pretende divulgar uma nova suposição no próximo ano.

O Jishin Honbu também calculou a possibilidade de ocorrência de terremotos gigantes com epicentros individuais na mesma região marítima. Segundo a sede, há aproximadamente 70% de probabilidade de um terremoto de magnitude 7,8 a 8,5 na Baía de Nemuro e 7% na Baía de Tokachi.

“O Terremoto de Grandezas Extremas trará fortes tremores em amplas áreas e maremotos em vários locais. Visto que um terremoto de grandezas extremas como o de Tohoku pode atingir Hokkaido, será necessário revisar os preparativos”, disse Ataru Hirata, diretor das pesquisas de terremotos do Jishin Honbu.

Fonte: Asahi Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!