Passe das vias expressas só para turistas estrangeiros: japoneses se revoltam

Logo depois do anúncio do passe para os turistas estrangeiros poderem usar as vias expressas à vontade, com tarifas baratas, a web pipocou de comentários de protesto.

Passes para vias expressas: 20 mil por 7 dias e 34 mil ienes por 14 dias (NHK)

O governo anunciou na quarta-feira um novo passe para os turistas estrangeiros. Para que eles possam alugar carro e dirigir à vontade em quase 10 mil quilômetros de vias expressas, foi criado o Japan Expressway Pass. Ou seja, por um preço fixo, pode subir e descer das vias expressas por uma ou duas semanas. Esse passe torna as viagens mais baratas para os turistas estrangeiros.

Publicidade

Logo em seguida, os japoneses usaram as redes sociais e a web para desabafarem. Palavras como “injusto”, “desleal”, “vai aumentar acidentes”, “discriminando o próprio japonês”, foram vistas na rede.

Outros protestos como “porque não usar os nossos impostos com a própria população?”, entre outros milhares.

Palavras de revolta e protesto bombaram na web e redes sociais

Respostas do governo sobre o passe

A NHK foi atrás do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo para ouvir sobre a decisão de oferecer o passe das vias expressas para os estrangeiros.

Segundo o ministério, o número de aluguéis de carro pelos turistas estrangeiros em 2011 foi de 179 mil. Em 2015 quadruplicou saltando para 705 mil. Esse teria sido o gancho “para alugarem mais e proporcionar oportunidades para visitarem diversos locais”, analisou.

Em resposta aos revoltados sobre privilegiar somente os turistas que vêm de fora, o ministério respondeu que eles contribuem para aumentar ainda mais a receita para o país.  

Panfleto explica sobre a diferença dos combustíveis para abastecer o carro sem erro (NHK)

Passe sim: turistas estrangeiros cometem poucos acidentes

Segundo levantamentos do ministério, o percentual de acidentes cometidos ou envolvendo turistas estrangeiros é baixíssimo. O total de acidentes com carros alugados no ano passado foi de 6.150. Desses, os cometidos por estrangeiros foi de 81 casos ou apenas 1,3%.

Incidentes com eles ocorrem, como exemplo, confundir gasolina com óleo diesel e abastecer erroneamente, informou um entrevistado do Nippon Rent a Car. Mas não vê problemas em relação ao volante do lado contrário, conforme as queixas na web.

Ao contrário, para as empresas de locação de veículos, os turistas estrangeiros têm sido uma grande oportunidade de negócios. Tanto que grande parte delas disponibilizam atendimento em vários idiomas como chinês, inglês, coreano e tailandês.

Fontes e fotos: web e NHK

Salvar

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Coreia do Sul espera mais atos provocativos do Norte em meados de outubro

Publicado em 28 de setembro de 2017, em Ásia

A Coreia do Norte pode se engajar em mais atos provocativos no próximo mês, que coincide com o aniversário da fundação de seu partido comunista

A Coreia do Norte pode se engajar em mais atos provocativos no próximo mês, que coincide com o aniversário da fundação de seu partido comunista (NHK)

A Coreia do Sul presume que a Coreia do Norte se engaje em mais atos provocativos no próximo mês para coincidir com o aniversário da fundação de seu partido comunista e o importante Congresso do Partido Comunista da China.

Publicidade

Em uma reunião com o presidente sul-coreano Moon Ja-in nesta quinta-feira (28), o conselheiro de segurança nacional Chung Eui-yong disse que Pyongyang pode agir entre 10 e 18 de outubro, mas não deu detalhes.

“(O relato de Chung) também disse que há preocupações sobre conflito militar sendo espalhado por ocorrências acidentais”, disse Park Wan-ju, legislador e porta-voz do dominante Partido Democrático.

“O presidente disse que os EUA falam sobre opções militares e diplomáticas, mas a Coreia do Sul não quer passar por uma guerra novamente”.

Ameaças e insultos entre Donald Trump e Kim Jong-un

As tensões na península coreana vêm aumentando nas últimas semanas, enquanto o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente dos EUA Donald Trump trocam ameaças agressivas e insultos sobre o programa nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.

O Norte acusou Trump de declarar guerra após ele ter alertado que o regime de Kim não duraria muito tempo se ele persistisse com ameaças aos EUA e seus aliados, tendo avisado antes que a Coreia do Norte seria totalmente destruída em tal evento.

Os EUA e a Coreia do Sul ainda estão tecnicamente em guerra com a Coreia do Norte porque o conflito coreano de 1950 a 1953 terminou com um cessar-fogo e não um tratado de paz.

A China, o maior aliado da Coreia do Norte, provavelmente, ficaria extremamente descontente se Pyongyang realizasse um teste de míssil ou qualquer outro ato durante seu Congresso do Partido Comunista, realizado uma vez a cada cinco anos.

De acordo com Park, o presidente Moon disse na reunião que Washington e Seul concordaram sobre a necessidade de pressionar a Coreia do Norte para que ela abandone seus programas nucleares, com as portas ainda abertas para discussões.

Em um discurso separado na quinta-feira, Moon disse que a cooperação com a comunidade internacional para frear as ambições nucleares da Coreia do Norte estava em seu nível mais alto da história e pediu que o fortalecimento das defesas da Coreia do Sul e EUA reinem no Norte.

Fonte: Agência Reuters
Imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!