Japão marca 72 anos do bombardeio atômico em Hiroshima

Milhares de pessoas se reuniram em Hiroshima neste domingo (6) para refletir sobre a tragédia que mudou o curso da história.

O público presente fez 1 minuto de silêncio às 8h15, o momento exato quando a bomba atingiu a cidade (NHK)

Milhares de pessoas se reuniram em Hiroshima neste domingo (6) para refletir sobre a tragédia que mudou o curso da história. Faz 72 anos desde o dia em que os Estados Unidos detonaram uma bomba atômica sobre a cidade em 1945.

Publicidade

Cerca de 50.000 pessoas se reuniram no Parque Memorial da Paz para prestar uma homenagem às vítimas. Sobreviventes conhecidos como Hibakusha (pessoas afetadas pela explosão) se juntaram à multidão. A média de idade deles é agora de 81 anos.

Representantes de 80 países participaram do evento. O público presente fez 1 minuto de silêncio às 8h15, o momento exato quando a bomba atingiu a cidade.

Autoridades colocaram uma lista de 308.725 vítimas no cenotáfio, incluindo os nomes de 5.530 pessoas que morreram ou foram confirmadas mortas no último ano.

O prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, transmitiu uma declaração de paz. Ele citou sobreviventes, que descreveram cenas de devastação e aflição que seguiram o bombardeio e seus desejos pela paz.

“Para chegar a um mundo sem armas nucleares, é essencial que os países trabalhem juntos. Nosso país obedece a 3 princípios não nucleares de não possuir, produzir ou permitir armas nucleares em seu solo. Estamos determinados a liderar o mundo ao trabalhar de perto com os dois lados tendo essa meta em mente”, disse o primeiro-ministro Shinzo Abe.

O Japão também lembrará o bombardeio atômico de Nagasaki na quarta-feira (9).

Fonte e imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Forte tufão Nº5 já deixa mortos e feridos no Japão

Publicado em 6 de agosto de 2017, em Tempo

O tufão Nº 5 carrega ventos de até 180km/h, segundo a agência meteorológica.

A JMA faz um alerta sobre inundações, deslizamentos, ventos violentos e ondas altas (ANN)

O lento e forte tufão Nº5, Noru, avançou sobre a região de Kyushu na tarde deste domingo (6), segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA). Ao menos 2 pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas.

Publicidade

O tufão Nº5, com ventos de 180km/h, poderá seguir na direção oeste do arquipélago trazendo chuvas de até 700mm para Shikoku e 500mm a partes de Kyushu nas 24 horas até o meio-dia de segunda-feira (7), de acordo com a JMA.

Em Kagoshima, um homem de 67 anos morreu após cair com a intensidade dos ventos. Outro homem, de 84 anos, foi encontrado morto em um porto. A polícia acredita que ele caiu quando tentava verificar seu barco.

A JMA fez um alerta sobre inundações, deslizamentos, ventos violentos e ondas altas. Avisos de evacuação estão em curso para mais de 180.000 residências na região de Kyushu.

Segundo a Kyushu  Electric Power, mais de 15.000 residências em Kagoshima ficaram sem energia elétrica na manhã de domingo. Os serviços de vários meios de transporte em Kyushu foram cancelados com a passagem do tufão Noru.

Fonte: NHK, Japan Today
Imagem: ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!