População do Japão em queda pelo 8º ano consecutivo

Em contraste com a queda populacional, o número de idosos aumentou, bem como o dos estrangeiros. Confira.

Cruzamento de Shibuya, em Tóquio, onde houve aumento da população (Flickr)

O governo divulgou na quarta-feira (5) os dados mais recentes da população do Japão. Houve uma queda de 308.084 pessoas em relação ao mesmo período do ano anterior. Esses dados foram fechados em 1o. de janeiro deste ano, com base nos registros do cidadão. A população total do país é de 125.583.658 pessoas, em queda pelo 8o. ano consecutivo. A queda histórica mostra redução máxima desde 1.968.

Publicidade

Por outro lado, no ano passado foram registrados mais de 1 milhão de nascimentos. A população estrangeira também teve aumento de 6,85%, chegando a 2.323.428 pessoas. As cidades top em estrangeiros são Tóquio, Nagoia e Osaka, bem como de concentração da população em geral.

As províncias que tiveram aumento populacional foram Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Aichi e Okinawa.

Houve aumento também da população de idosos. Pessoas com mais de 65 anos fazem parte da fatia de 27,17% da população geral.

Fontes: NHK, Asahi e Tokyo Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais de 400.000 pessoas recebem ordem de evacuação; 15 desaparecidos em Kyushu

Publicado em 6 de julho de 2017, em Tempo

Quinze pessoas estão desaparecidas, incluindo crianças, e ordem de evacuação para mais de 400 mil pessoas. Veja mais.

Publicidade

Nota: as autoridades estão atualizando o número de desaparecidos e feridos nesta manhã, iremos publicar mais notícias nas próximas horas.

Nesta quarta-feira (5), um chuva histórica caiu sobre as províncias de Fukuoka, Oita e Saga. Muitas vilas e municípios pequenos ficaram isolados devido ao transbordamento de rios e destruição de pontes em Fukuoka e Oita. Em ambas as províncias, há pelo menos 15 desaparecidos, incluindo crianças. Também foi confirmado o desaparecimento de outros 3 funcionários de Fukuoka encarregados da vigilância das cidades.

O “alerta especial de chuvas fortes”, o maior alerta do tipo, foi emitido pela Agência Meteorológica do Japão (JMA) para 31 municípios da região, incluindo as cidades de Asakura (Fukuoka), Kurume (Fukuoka) e Hita (Oita).

A JMA anunciou as “informações de chuvas históricas em curto espaço de tempo” para a região por causa da estimativa de chuvas de 110 ~ 120mm/h em Tosu (Saga) e Toho (Fukuoka). Na cidade de Asakura, foi observado o acúmulo de chuva de 515.5mm em Asakura e 329.5mm em Hita. Ambos foram índices históricos e os maiores já observados nas províncias. A ordem de evacuação foi emitida para aproximadamente 430.300 pessoas nas províncias de Fukuoka e Oita.

Segundo a Polícia de Fukuoka, entre as 16h00 e 18h30, perdeu-se contato com pelo menos 15 pessoas, que continuam desaparecidas. Dentre elas, inclui-se uma criança que desapareceu em Asakura. Informação emitida as 8h30.

As províncias de Oita e Fukuoka pediram ajuda das Forças de Autodefesa do Japão (Jieitai), além da ordem de evacuação emitida para Hita, Chikuzen (Fukuoka) e todo o território das cidades de Asakura e Kurume.

Na cidade de Asakura, aproximadamente 300 famílias estão isoladas em Hinashiro devido à inundação do Rio Katsura. Outras 70 pessoas estão isoladas em duas escolas de Masue, em Asakura, 5 em Takagi e 17 na região de Onigajo. Também há informações de casas que foram levadas em Hakihoshimaru (Fukuoka) por causa da inundação.

Segundo o Departamento de Desenvolvimento Regional de Kyushu, o Rio Hikusan transbordou e inundou o bairro de Soeda (Fukuoka). A ponte ferroviária da linha Kyudai da JR, que passa pelo Rio Hanatsuki, em Hita, foi levada pelas águas. Segundo as autoridades, 3 barragens da bacia do Rio Hanatsuki foram destruídas.

Segundo a JMA, a previsão indica que a chuva forte continuará em alguns locais nesta quinta-feira (6). A JMA continuará emitindo informações e alertas sobre inundações e deslizamentos de terra.

Fonte: Nishi Nihon Shimbun
Imagens: Asahi Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!