Depressão pós-parto no Japão: 1 a cada 10 mulheres

A alegria de gerar um bebê pode se transformar em pesadelo com a depressão pós-parto. Saiba quando isso ocorre e como se tratar antes que seja tarde.

Imagem ilustrativa de depressão pós-parto, principalmente depois do primeiro parto

A vinda do bebê é motivo de grande alegria e emoção, tanto para a mãe quanto para o pai. No entanto, com as alterações hormonais, não são poucas as mulheres que amargam a depressão pós-parto. Os sintomas são parecidos com o da depressão e a mãe pode perder o controle emocional. O bebê chora, mama a noite, a mãe dorme mal e seu estado psicológico se altera. Estatísticas do Japão indicam que 1 a cada 10 mães amargam o problema, mas nos Estados Unidos, números mostram que 1 a cada 7 mães de primeira viagem passam por esse problema de saúde.

Publicidade

Com isso, ela e o bebê são prejudicados. No ano passado, uma mãe da província de Ibaraki matou seu bebê de 2 meses. Soube-se depois que ela sofria com a depressão pós-parto.

Alguns dos sintomas da depressão pós-parto

  • Tristeza constante
  • Irritabilidade e perda da paciência
  • Chora com frequência
  • Sentimento de culpa
  • Exaustão
  • Alterações no humor, sono e apetite
  • Pensamentos negativos em relação ao bebê e a si mesma, entre outros

Chave da depressão pós-parto: 2a. semana

O Centro Nacional para a Saúde e Desenvolvimento da Criança divulgou uma estatística, depois de avaliar os casos clínicos da depressão pós-parto. O paradigma de que isso variava de mãe para mãe, com características pessoais foi derrubado. Números mostram que a chave está na segunda semana após o primeiro parto. O gráfico mostra que 25% das mamães apresentam os sintomas já na segunda semana e 17,4% após um mês.

Por isso, segundo especialistas do programa especial transmitido pela NHK, apontam que detectar precocemente é a chave para o tratamento.

A matéria especial mostra o caso de uma clínica de Tóquio que pede o retorno da mãe e do bebê 2 semanas após o parto. Lá, uma equipe avalia, não só o estado do bebê como o da mãe. Quando a equipe médica percebe o estado alterado da mãe, é realizada uma indicação para uma clínica psiquiátrica parceira.

Estatística do CNSDC mostra que incidência da depressão pós-parto na 2a. semana é maior, com 25% (NHK)

Depressão pós-parto não sara naturalmente

A médica da clínica Yoko Ikuta alerta “ainda é comum pensarem que a depressão pós-parto sara naturalmente, inclusive por profissionais da saúde e esse tipo de informação errônea tem circulado entre a população. Porém, ao descobrir os primeiros sintomas e encaminhar a mãe para o tratamento adequado, o broto da doença é cortado no início”.

A recomendação é que a família resolva junto esse problema. No caso da mulher não perceber, o marido ou os pais dela devem consultar um médico para encaminhá-la ao tratamento.

Fontes: NHK, MNT e NCCHD
Imagens: NHK e HireRush

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Novo shinkansen mais rápido está sendo desenvolvido

Publicado em 6 de julho de 2017, em Sociedade

Testes já estão sendo realizados para o desenvolvimento de um trem-bala mais rápido. Veja mais.

Uma ilustração dos dois modelos de teste (East Japan Railway)

A JR East (East Japan Railway) vai desenvolver um novo trem-bala que pode atingir velocidades de até 360km/h, com planos de colocar o novo modelo mais rápido em ação até o ano fiscal de 2030, em conjunto com uma linha expandida, anunciou a empresa ferroviária no dia 4 de julho.

Publicidade

Esse projeto poderá ter um custo de 10 bilhões de ienes ($88.3 milhões), incluindo testes de novos vagões. A JR East, com sede em Tóquio, visa desenvolver 2 modelos de testes até a primavera de 2019, um dos quais será escolhido para iniciar as operações até 2030, quando a extensão da linha Hokkaido Shinkansen até Sapporo for inaugurada no extremo norte do país. Os trens-bala atuais atingem velocidades de até 320km/h.

Os novos vagões vão suceder a série E5 que atualmente opera na linha Tohoku Shinkansen que se estende ao norte a partir de Tóquio. A prevenção de descarrilamentos que podem ser causados por terremotos estará entre as principais melhorias.

Além disso, a JR East permitirá o monitoramento constante dos vagões, trilhos e catenárias durante a operação para responder rapidamente a problemas de funcionamento. A empresa ferroviária também vai trabalhar em maneiras de reduzir o barulho quando os trens entrarem em túneis, enquanto altera o formato dos pantógrafos e outras partes para reduzir sons quando os trens-bala estão em movimento.

Planos para trens que podem atingir a velocidade de 360km/h foram revelados no ano fiscal de 2012. A JR East vê a necessidade de trens mais rápidos, dada a extensão das viagens na linha expandida até Hokkaido.

Fonte e imagem: Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!