Abdicação do imperador do Japão é realidade: lei foi aprovada e será promulgada

O projeto de lei especial sobre a abdicação do imperador Akihito foi aprovado hoje. Veja como ficará a sucessão.

Imperador Akihito e a imperatriz Michiko: a caminho da sucessão com a aprovação da lei (Mainichi)

O anúncio da aprovação da lei especial sobre a abdicação do imperador Akihito, pelo Parlamento, tomou espaço nas mídias japonesas. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade, exceto pelo Partido Liberal que não se fez presente, na manhã desta sexta-feira (9).

Publicidade

Segundo o noticiário da NHK, a lei deverá ser promulgada em breve. Após a promulgação, o decreto deverá ser executado dentro de um período de 3 anos.

A aprovação dessa lei é inédita na história do país. O projeto só foi redigido porque o próprio imperador manifestou sua vontade de se aposentar do trono em vida publicamente no ano passado. Ele ganhou a compreensão do povo e, nesta sexta-feira, do Parlamento.

Esse sistema do reinado do Crisântemo foi estabelecido em 1889, na Era Meiji e a sucessão sempre ocorreu com a morte do monarca. Esta foi a primeira vez na história que o imperador poderá se “aposentar” ou preparar sua sucessão em vida. Assim, a aprovação dessa lei especialmente redigida para o imperador Akihito marca a virada em 128 anos.

O imperador Akihito, 83 anos, tornou-se o sucessor de Hirohito em janeiro de 1989, dando início à Era Heisei (Consolidação da Paz), que está em seu 29º ano.

Preparativos para a abdicação

“O governo deverá avançar, junto com a Agência da Casa Imperial, detalhes para a abdicação, considerando a agenda política do monarca e o impacto sobre os cidadãos do país. Paralelamente, deve avançar nos preparativos sobre a estrutura organizacional da monarquia e onde ele e a imperatriz deverão residir”, informou a NHK.

O governo ainda não tem os detalhes de como eles serão denominados, contudo, provavelmente como imperador e imperatriz aposentados.

Diante da aprovação e após a promulgação, iniciam-se as negociações para a data da “aposentadoria”, podendo ser em 2018, quando se completam 30 anos da Era Heisei.

Ainda não estão definidos o nome da nova era ou do seu sucessor, que provavelmente será o príncipe Naruhito, embora ele não tenha filhos, apenas uma filha. Inicia-se a discussão se uma mulher poderá assumir o trono no futuro.

Fontes: NHK, Mainichi e Yomiuri
Foto: Mainichi Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Seven-Eleven Japan abrirá a primeira loja em Okinawa

Publicado em 9 de junho de 2017, em Sociedade

Okinawa era a única província no Japão sem Seven Eleven. Veja mais.

Okinawa é a única província no Japão onde a rede de konbini ainda não chegou (Seven-Eleven Japan)

A operadora líder de konbini, a Seven-Eleven Japan Co., planeja abrir uma loja em Okinawa, a única província do Japão onde a rede ainda não cobriu, informaram representantes da empresa na quarta-feira (7).

Publicidade

Uma reunião estava agendada para a sexta-feira (9) no escritório do governo da província de Okinawa, em Naha, onde Kazuki Furuya, presidente da rede, discutiria sobre o plano, de acordo com oficiais.

De acordo com planos publicados anteriormente, divulgados no início do ano pelo jornal Japan Update, a Seven-Eleven planeja abrir mais de 200 lojas na província até fevereiro de 2019. Além do grande número de estabelecimentos, a empresa planeja estabilizar fábricas locais para preparar bentô e acompanhamentos para as lojas.

“Okinawa tem uma cultura fast-food, então espero que tenhamos bons resultados”, disse o presidente da rede em uma entrevista no início do ano.

Atualmente, a Okinawa FamilyMart conta com mais de 300 lojas e a Lawson Okinawa excedeu 200 estabelecimentos em 2016. A expectativa é de que a competição se intensifique após a entrada da Seven-Eleven na província.

Fonte: Jiji, Japan Update
Imagem: Seven Eleven Japan

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!