Transportes são afetados pela tempestade de primavera

Os meios de transporte ferroviário e aéreo são afetados pela tempestade de primavera o Japão, além de rodovias interditadas. Confira.

Meios de transporte público são afetados pela tempestade de primavera (NHK)

Por causa da tempestade de primavera que traz chuvas intensas e ventania, os meios de transporte público também foram afetados. Passageiros da linha Takarazuka da companhia de trem JR, na região Kansai, passaram uma noite desconfortável. O trem teve que interromper a operação na noite de segunda-feira (17) e cerca de 50 passageiros ficaram confinados e dormiram dentro dos vagões. A operação só foi retomada ao amanhecer, segundo o noticiário da ANN.

Publicidade

Outros passageiros tiveram que passar a noite no Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka. A ponte de acesso ao aeroporto teve que ser fechada temporariamente por causa dos fortes ventos. Em consequência, cerca de 300 pessoas tiveram que dormir nos bancos do aeroporto por não terem como sair de lá.

De acordo com a NHK, até as 8h00 desta terça-feira (19), a operação do shinkansen está normal apesar da tempestade.

Transporte afetado no horário de pico para o trabalho

Nas linhas de trem convencionais, a linha Keiyo da JR que liga Soga (Saitama) à capital japonesa, retomou a operação às 7h18, mas com redução da velocidade dos trens. Na linha Sotobo, o trem expresso Wakashio, ainda estava com o serviço suspenso até as 8h42 da manhã desta terça-feira.

Além dessas, outras linhas operaram o período do amanhecer com atrasos de 20 a 25 minutos, segundo a NHK.

Voos suspensos

Na manhã desta terça-feira a JAL-Japan Air Lines suspendeu 11 voos que partiriam do Aeroporto de Haneda com destino a Osaka, Hanamaki e Hakodate, por causa das ventanias.

A ANA também suspendeu 12 voos com destino a Kumamoto, Osaka e Kagoshima, pelos mesmos motivos da JAL.

Rodovias e navios

Para não colocar os motoristas em risco, o trecho da rodovia Acqua Line que liga Kisarazu (Chiba) a Kawasaki (Kanagawa) foi interrompido nas duas vias, por causa da forte ventania. Até as 8h42 ainda não tinha sido liberado para tráfego.

Duas linhas do navio expresso Tokai Kisen, que liga Tóquio às ilhas Izu foram canceladas.

Outras linhas de ferry estão com operações suspensas até que o tempo se estabilize, esperando passar a ventania.

 

Fontes: ANN e NHK
Foto: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Alertas de deslizamento e inundação em consequência da tempestade

Publicado em 18 de abril de 2017, em Sociedade

Com a tempestade de primavera que atinge vasta região no Japão, a JMA pede atenção para áreas com alertas de deslizamento e inundação. Saiba mais.

Ventania e chuva intensa são marcas da tempestade de primavera que atinge as regiões Kanto e norte do Japão (NHK)

Por conta da baixa pressão do ar e as linhas de instabilidade, o que provoca ventania, chuva intensa, raios e tornados, a parte leste do arquipélago está sob vigilância.

Publicidade

A Agência de Meteorologia do Japão (JMA) informou nesta manhã que esse tempo úmido e quente tem provocado tempestades em boa parte do país, em uma ampla área, da província de Shizuoka às demais do norte.

Às 8h00 desta terça-feira (18), ventos fortíssimos foram registrados em Setana-cho (Hokkaido), de 31,3 metros, em Izu Oshima (Tóquio) de 27,9 metros e de 25,9 metros em Choshi (Chiba). A média nas regiões de Kanto e no norte é de ventos que chegam a 35 metros.

Riscos de deslizamento

Na província de Shizuoka há locais que receberam nas últimas 24 horas cerca de 250 mm de chuva. Isso aumenta as possibilidades de deslizamentos e desde a noite de segunda-feira (17) as cidades estão em estado de vigilância.

Em Hamamatsu (Shizuoka) houve deslizamento e moradores de 4 residências foram direcionados para o abrigo.

As cidades de Shimoda e Izu Minami estão sob alerta de deslizamento. Algumas localidades de Shimoda receberam orientação para evacuação pelo risco de deslizamento.

A JMA solicita à população para ficar atenta aos avisos das municipalidades.

Riscos de enchente e inundação

As áreas cobertas por essas nuvens de tempestade estão recebendo ventania, chuva intensa, além da possibilidade de raios e granizo. Nas regiões costeiras, o alerta é para a população não se aproximar do mar bravo.

Além disso, por conta da chuva intensa, nas regiões mais baixas há riscos de enchente ou inundação, informou a JMA.

Temperatura de verão

Segundo a AMJ, as temperaturas irão subir. Na região Kanto a estimativa para a máxima é que ultrapasse 30 graus centígrados para Maebashi (Gunma) e Kumagaya (Saitama). A sensação é de estar no pico do verão e a AMJ chama à atenção para evitar a hipertermia.

Fontes: FNN e NHK
Imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!