Ordem de evacuação é retirada em mais áreas de Fukushima

Ordem de evacuação é retirada é retirada em mais áreas de Fukushima após o desastre nuclear, entretanto, o retorno dos residentes é lento, Veja mais.

Uma ordem de evacuação para os residentes de Tomioka será retirada no sábado, 1 de abril (imagem: Kyodo)

O Japão, na sexta-feira (31) retirou suas ordens de evacuação para a vila de Iitate e 2 outras áreas que foram esvaziadas devido ao desastre nuclear na planta Nº1 da usina de Fukushima.

Publicidade

A medida ocorre 6 anos após a usina nuclear da Tokyo Electric Power Company (TEPCO) ter sofrido uma fusão na sequência de um forte terremoto e tsunami em março de 2011, desencadeando ordens de evacuação em vários lugares na província de Fukushima, incluindo Iitate e outras 2 grandes áreas.

Residentes de Iitate, de Namie e do distrito de Yamakiya na cidade de Kawamata, totalizando 22.100 no final de fevereiro, podem agora retornar para cassa, com exceção em uma porção de lugares incluídos em áreas não recomendáveis onde os níveis de radiação ainda estão muito altos.

Com a ordem de evacuação para cidade de Tomioka podendo ser retirada no sábado (1), Okuma e Futaba, as vilas que abrigam a estação nuclear, serão os únicos municípios sem uma área onde uma ordem de evacuação foi retirada.

O retorno lento dos residentes

Entretanto, municípios onde ordens de evacuação foram removidas têm seus próprios problemas: o retorno lento dos residentes.

O governo central e os municípios afetados direcionaram seus próprios esforços para melhorar as instalações comerciais, sistemas de transporte e outras infraestruturas, esperando atrair mais residentes, tanto antigos como novos.

Em Tomioka será construído um hospital onde serão investidos ¥2.4 bilhões, refletindo os fortes apelos por instituições médicas.

O retorno dos residentes continua lento, visto que grande parte deles são idosos. Em 5 municípios onde ordens de evacuação já foram retiradas, somente 14.5% dos moradores retornaram.

Fonte e imagem: Japan Times

 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aeroportos de Haneda e Narita implementam scanner de corpo inteiro para voos internacionais

Publicado em 1 de abril de 2017, em Sociedade

O scanner de corpo inteiro foi implementado nos Aeroportos de Haneda e Narita e será utilizado nos check-in de voos internacionais. Saiba mais.

Reprodução/Imagem: Sankei News

O scanner de corpo inteiro (body scanner) é um equipamento que utilizará ondas eletromagnéticas para detectar bombas, armas, objetos cortantes e outros materiais que não conseguem ser examinados pelos detectores de metais comuns nos postos de segurança. Esta medida está sendo ampliada em diversos aeroportos europeus devido a sua eficácia por conseguir examinar em apenas 10 segundos e não necessitar de contato físico dos funcionários com os passageiros.

Publicidade

Este equipamento de detecção foi implementado na quarta-feira (29) nos Aeroportos de Narita e Haneda. Em apenas poucos segundos, um modelo do passageiro é criado e, caso um objeto suspeito for detectado, o local onde esse objeto estaria escondido é iluminado na ilustração. A radiação emitida pelo aparelho é muito pequena, sendo milhões de vezes menor do que a emitida por smartphones.

Segundo o Ministério da Terra, Infraestrutura e Transportes (MLIT, sigla em inglês), embora o scanner consiga detectar metais e outros em poucos segundos, o passageiro precisa retirar os objetos pessoais do bolso e tirar a jaqueta ou sobretudo.

Fora isso, a partir da consideração com a privacidade, além dos inspetores não conseguirem ver o passageiro nas telas, já que uma ilustração é criada para proteger a integridade do passageiro, após a inspeção, esses dados são excluídos automaticamente. O MLIT pretende instalar a máquina nos principais aeroportos do país até 2019.

O responsável pela inspeção de segurança das empresas aéreas falou: “Iremos informar (os passageiros) previamente e pretendemos melhorar a qualidade e a velocidade das inspeções de segurança”.

Fonte: NHK News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!