Diminuição de trabalhadores ameaça economia japonesa

A economia do Japão está ameaçada devido ao envelhecimento dos trabalhadores. Saiba mais.

Em setores como o da construção civil, as vagas abertas já excedem o número de candidatos (imagem ilustrativa)

A população em idade de trabalho no Japão está enfrentando um declínio acentuado, confirma uma nova pesquisa demográfica, deixando precária a vitalidade do futuro do país a não ser que haja melhorias na segurança social e na produtividade de trabalho.

Publicidade

O Instituto Nacional de Pesquisa Populacional e Segurança Social do Japão publicou novas estatísticas sobre a população no Japão na segunda-feira (10), mostrando níveis projetados para cada um dos 50 anos, de 2015 a 2065.

A população em idade ativa, de 15 a 64 anos, poderá diminuir 40% dos níveis de 2015 até o ano 2065

Em setores como o da construção civil, transportes e cuidados de enfermagem, as vagas abertas já excedem o número de candidatos em mais de 3 para 1. Indústrias que necessitam de muita mão de obra podem não ser capazes de se manterem caso a população continuar diminuindo a esse índice, e precisa urgentemente de avanços da produtividade ou inovação tecnológica.

A área de cuidados de enfermagem viu progresso na informação tecnológica e na robótica, mas os números da força de trabalho, provavelmente, falharão para manter o ritmo com a demanda devido ao envelhecimento populacional. Alguns operadores na indústria de logística ajustaram suas estratégias para lidar com o encolhimento da força de trabalho, como descontinuar serviços de agendamento de entrega em domicílio. Entretanto, a não ser que o volume de encomendas diminua, eles terão dificuldade em manter seus atuais níveis de serviço.

Crescimento econômico negativo a partir de 2040

Se a população continuar diminuindo no ritmo atual e a produtividade não melhorar, o Japão poderá passar por um crescimento econômico negativo a partir de 2040, de acordo com cálculos do Escritório do Gabinete.

Para maximizar a participação na força de trabalho, o Japão teria que aumentar a idade de aposentadoria e manter mais trabalhadores idosos, ou atrair mais donas de casa ao ajustar a isenção fiscal para cônjuges que ganham menos que um dado montante.

Também há a necessidade de empregar mais pessoas que possam ser mais produtivas independente do horário de trabalho ou localização. O país também vai precisar aumentar a produtividade de cada trabalhador e direcionar isso em crescimento para a a nação e seus negócios, divulgou a reportagem do Nikkei.

Fonte: Nikkei
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Artista morre em acidente no teatro do Tokyo Disney Resort

Publicado em 12 de abril de 2017, em Sociedade

Um artista de 38 anos morreu na segunda-feira (10) após cair no palco, da parte superior de um teatro no Tokyo Disney Resort. Saiba mais.

Publicidade

Um artista de 38 anos morreu na segunda-feira (10) após cair no palco, da parte superior de um teatro no Tokyo Disney Resort, em Urayasu (Chiba), divulgou a polícia.

Kazutaka Yoshino caiu de uma altura de 10 metros enquanto estava verificando a suspensão do cabo por volta das 12h15 no Anfiteatro Maihama.

Yoshino, que comandava o Triangle Connection em Tóquio, se apresentou em vários eventos notáveis, como o Cirque du Soleil e em concertos das populares bandas japonesas Glay, L’Arc-en-Ciel e B’z, de acordo com o site de sua empresa.

A Oriental Land Co, que administra o teatro de 2.100 lugares, disse que vai cooperar com a polícia “para analisar devidamente o incidente”.

Fonte: Mainichi
Imagem: ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!