Demanda por abrigos nucleares e purificadores aumenta no Japão

Aumento na venda de abrigos subterrâneos e purificadores contra radiação no Japão, reflexo da tensão com a Coreia do Norte. Saiba mais.


As vendas de abrigos nucleares e purificadores de ar que bloqueiam a radiação aumentaram no Japão nas últimas semanas, enquanto a Coreia do Norte prossegue com testes de mísseis em desafio às sanções das Nações Unidas.

Publicidade

Uma pequena empresa especializada na construção de abrigos nucleares, geralmente subterrâneos, recebeu 8 pedidos somente em abril se comparados a 6 pedidos durante um ano típico.

A empresa Oribe, com sede em Kobe, também vendeu cerca de 50 purificadores de ar fabricados na Suíça, que dizem impedir a radiação e gás venenoso, e está tentando adquirir mais, segundo o diretor da companhia.

Um purificador projetado para 6 pessoas é vendido ao preço de 620.000 ienes e outro designado para 13 pessoas e geralmente instalado em um abrigo para uso de família custa cerca de 1.7 milhão de ienes.

Preocupações sobre um possível ataque de gás crescem no Japão após o primeiro-ministro Shinzo Abe ter dito em uma sessão do parlamento neste mês que o Norte pode ter a capacidade de lançar mísseis equipados com gás sarin.

“Leva-se tempo e dinheiro para construir um abrigo. Mas tudo que ouvimos nesses dias, nessa tensa atmosfera, é que as pessoas querem um nesse exato momento”, disse a empresa.

Outra pequena empresa, a Earth Shift, com sede em Shizuoka, observou um aumento 10 vezes maior em consultas e orçamentos para seus abrigos, disse o gerente da companhia. As solicitações começaram a aumentar em fevereiro e vêm de todo o Japão, disse ele.

Treinamentos de evacuação

Mísseis norte-coreanos estão sendo lançados com frequência crescente. No mês passado, 3 deles caíram em águas da zona econômica exclusiva do Japão, alguns a cerca de 300 a 350 quilômetros ao largo da costa da província de Akita, no norte do país.

Na última sexta-feira, o governo japonês pediu aos governos locais que realizassem exercícios de evacuação no caso de um possível ataque de mísseis, elevando o senso de urgência entre a população.

Alguns pedidos para abrigos foram feitos por proprietários de empresas de pequeno porte para seus funcionários, e outros por famílias, segundo a Oribe. Um abrigo nuclear para até 13 pessoas custa cerca de 25 milhões de ienes e leva cerca de 4 meses para ser construído.

O abrigo oferecido pela empresa é um subterrâneo reforçado e vedado, com um purificador de ar que pode bloquear a radiação, assim como gás venenoso. O compartimento é projetado para suportar uma explosão, mesmo quando uma bomba nuclear como a de Hiroshima explodir a somente 660 metros de distância.

No domingo, a Coreia do Norte disse que estava pronta para afundar um porta-aviões americano, em uma demostração de seu poderio militar, no mais recente sinal da crescente tensão na região.

Os Estados Unidos ordenaram que o grupo de ataque do porta-aviões USS Carl Vinson navegasse em águas ao largo da costa da península coreana em resposta à preocupação crescente sobre os programas nuclear e de mísseis do Norte.

Na experiência passada do Japão com o gás sarin em 1995, membros de uma seita mataram 12 pessoas e milhares sofreram as consequências em ataques nas estações do metrô de Tóquio.

Fonte: Japan Today
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão: governo ensina como se proteger caso um míssil atinja o país

Publicado em 25 de abril de 2017, em Prevenção

O governo japonês publicou orientações para caso um míssil atingir o Japão. Caso ocorra, mantenha a calma e aja conforme as instruções. Saiba tudo.

Publicidade

Através do Portal de Proteção Civil da Secretaria de Gabinete, o governo japonês publicou materiais de instrução sobre como a população deve se proteger em caso de um míssil atingir o Japão. Além disso, passa orientações de como a população será comunicada. Como o folheto é em japonês, o Portal Mie providenciou a tradução.

Quando um míssil cair no Japão

Depois do lançamento de um míssil, ele cairá em poucos minutos. Se um míssil for cair no Japão, o sistema J-Alert será acionado e serão feito anúncios com sirene e mensagem, através dos alto-falantes dos municípios. Essas mensagens são emitidas através da rádio administrativa do governo. Além disso, enviará informações através de e-mail de emergência e outros meios.

O que fazer depois do anúncio de alerta

As orientações são duas:

         -> Evacuação rápida (procurar um abrigo) 

         -> Enquanto isso, o governo faz a coleta de informações precisas e rapidamente

Depois que ouvir o anúncio de alerta

         -> Mantenha a calma para agir imediatamente

Se estiver fora

         -> Na medida do possível procure se abrigar em um edifício resistente ou em centro comercial subterrâneo

Se não tiver uma edificação para se proteger

         -> Procure se esconder numa sombra ou deite-se no chão, de bruços, protegendo o rosto e a cabeça

Se estiver dentro de casa ou de um edifício

        -> Procure se afastar da janela ou vá para um cômodo que não tenha janela

imagem ilustrativa: WikiHow

Como se proteger caso um míssil caia nas imediações

  1. Se estiver ao ar livre: coloque um lencinho para proteger as narinas e a boca. Procure se afastar do local, buscando abrigo em uma edificação que tenha alta selagem ou procure se abrigar na direção do vento
  2. Se estiver em um local coberto: desligue o exaustor, feche as todas janelas e portas, zelando pela selagem

O lenço de bolso ou o lencinho é um item que você deve carregar no bolso ou na bolsa. Como viu nas orientações do governo, é esse item que vai ajudá-lo na prevenção.

Se você compreende o idioma japonês, pode acompanhar as informações pelas web pages:

Ouça como é a sirene do alarme oficial em caso de ataque armado ou numa ocorrência de ataque, determinada pelo governo em 2.005 e usada exclusivamente pela Proteção Civil do Japão.

Fonte e imagem: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!