Crise das batatas no Japão ainda não chegou ao fim

Crise das batatas no Japão continua sem solução, e a produção de alguns sabores foi interrompida. Saiba mais.

A Calbee e sua rival Koikeya interromperem a produção de alguns de seus sabores mais populares (Reprodução/ANN)

O país está em meio a uma séria escassez de batatas chips após fortes tufões terem destruído plantações do vegetal na principal produtora do país, a província de Hokkaido.

Publicidade

A série de tempestades sem precedentes no ano passado forçaram as fabricantes Calbee e sua rival Koikeya interromperem a produção de alguns de seus sabores mais populares, incluindo Pizza e Salada Francesa.

Imagens online têm mostrado prateleiras de lojas vazias e pacotes de batatas fritas vêm sendo oferecidos a preços absurdos em leilões na Internet.

A Calbee, a maior fabricante de salgadinhos do Japão, interrompeu a venda de 30 tipos de batatas fritas em quase todo o país desde meados de abril.

“Não sabemos quando poderemos reiniciar as vendas”, disse à AFP Masaya Kawase, a porta-voz da empresa, na quarta-feira (26). “As batatas são colhidas apenas uma vez ao ano”.

Um vertiginoso número de regulamentos do governo sobre importação de batatas está exacerbando ainda mais o problema da escassez.

O Japão pode não estar associado às batatas fritas, mas números da indústria mostram que o nível de vendas anuais foi de aproximadamente 163 bilhões de ienes ($1.46 bilhão).

Fonte: Japan Today
Imagem: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aumento da probabilidade de terremoto de grande escala em 30 anos: novo mapa 2017

Publicado em 27 de abril de 2017, em Sociedade

O governo apresentou nesta quinta-feira (27) a versão atualizada 2017 do mapa de probabilidade de terremotos de grande escala, em 30 anos. Houve ligeiro aumento em algumas cidades. Saiba mais.

Publicidade

O Comitê de Pesquisa do Terremoto, do governo do Japão, apresentou para a imprensa, nesta quinta-feira (27) a versão 2017 do mapa de probabilidade de terremotos de escala acima da magnitude (shindo, em japonês6 (fraca). Também explicou detalhadamente os motivos e o percentual de aumento da probabilidade desses abalos sísmicos, especialmente na costa do Oceano Pacífico.

A nova versão foi preparada embasada nas pesquisas das zonas de falhas ativas e dos históricos anteriores, segundo o noticiário da ANN. Como ainda não ocorreu o temido Nankai Trough (pronuncia-se Nankai Torafu, em japonês), os especialistas do comitê acreditam que há uma distorção acumulada entre as placas do mar e da terra.

O “mapa de risco sísmico” apresentado pelo comitê mostra claramente, através da classificação em cores, o percentual de possibilidade de terremoto de magnitude de um Nankai Trough, dentro dos próximos 30 anos.

Apresentação do conteúdo e mapa à imprensa no final da tarde desta quinta-feira (27/abr) (ANN)

Probabilidade de terremoto nos próximos 30 anos

O mapa é detalhado, com escala, representando cada área do território a cada 250 metros. Em comparação com a versão anterior percebe-se um aumento da probabilidade de 1%, em média.

Confira quais são as localidades com maior risco e que não tiveram alteração em relação à versão do ano passado:

  • 85%: Chiba (província homônima)
  • 81%: Mito (Ibaraki) e Yokohama (Kanagawa)
  • 47%: Tóquio (capital)

Cidades que tiveram leve aumento percentual em relação ao ano anterior:

  • 74%: Kochi (província homônima)
  • 69%: Shizuoka (província homônima)
  • 63%: Tsu (Mie)
  • 58%: Wakayama (província homônima)
  • 56%: Osaka (província homônima)
  • 46%: Nagoia (Aichi)

Para visualizar o mapa ampliando-o, por exemplo, visite a web page onde está disponibilizado, no Japan Seismic Hazard Information Station (clique sobre o nome da instituição ou no mapa abaixo para abrir a página).

Clique ou dê um toque no mapa acima para ser direcionado para a página onde você pode visualizá-lo de forma ampliada (divulgação)

Fontes: divulgação, ANN e Jiji Press
Imagens: divulgação e ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!