App para compartilhar corrida de táxi com outro passageiro é testado

Como o táxi será dividido entre os usuários, o valor da corrida será bem mais barato.

Imagem ilustrativa

O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão está considerando a introdução de um serviço de compartilhamento de táxi, de acordo com a reportagem do Yomiuri.

Publicidade

De acordo com as fontes, o ministério planeja criar um sistema que utiliza um aplicativo de smartphone para combinar passageiros que estão procurando um táxi no mesmo horário, cujos pontos de partida e destinos são próximos. Como o valor da corrida será dividido entre as partes, o táxi poderá ser usado a um custo mais baixo.

A demonstração, que será conduzida em Tóquio no ano fiscal de 2017, usará um aplicativo de smartphone desenvolvido por empresas de táxi e outros, de acordo com fontes. Sob o sistema previsto, um usuário seleciona a “corrida compartilhada” no aplicativo e insere o local de partida e destino.

Então, o aplicativo vai combinar automaticamente o usuário com outro que planeja viajar numa rota similar, e o táxi vai buscá-los separadamente. No teste, o ministério planeja examinar como a tarifa será compartilhada, dentre outras questões. Os serviços poderão ter início em 2018.

O ministério acredita que se o serviço for disseminado será mais fácil usar um táxi quando a demanda aumentar devido, por exemplo, ao cancelamento de serviços de trem ou forte chuva.

Além disso, o ministério acredita que o serviço permitirá de forma efetiva o transporte de muitas pessoas a eventos, como as Olimpíadas de 2020 e concertos, em que uma grande quantidade de pessoas se desloca para o mesmo destino.

Fonte: Yomiuri
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Prisioneiros idosos preocupados com a liberdade e os desafios de se reintegrar na sociedade

Publicado em 18 de janeiro de 2017, em Sociedade

Funcionários de prisão no Japão têm que trocar as fraldas de detentos idosos e ajudá-los a tomarem banho. Saiba mais do aumento do “crime geriátrico”.


Todos os dias é a mesma coisa. Ele acorda às 6h45, toma o café da manhã 20 minutos depois e começa a trabalhar às 8h em ponto. Mas não estamos falando de um típico trabalhador japonês.

Publicidade

Esse homem tem aproximadamente 80 anos e está em uma prisão do Japão.

“Não sei que tipo de vida levarei após ganhar a liberdade. Ficarei preocupado com minha saúde e situação financeira uma vez que eu sair para o mundo”, disse o prisioneiro em condição de anonimato durante uma entrevista na Prisão de Fuchu, em Tóquio, que responde por tentativa de roubo.

O Japão está em meio a uma onda de “crime geriátrico”

O caso desse homem de 80 anos não é único. O Japão está em meio a uma onda de “crime geriátrico” e as prisões do país estão cada vez mais parecendo lares para idosos, de acordo com a reportagem do Jiji Press.

A situação ficou tão preocupante que o governo aprovou um plano para enviar pessoal especializado na área de enfermagem a cerca da metade das 70 prisões do Japão a partir de abril, alocando um orçamento de ¥58 milhões ($495.000).

Em 2015, quase 20% daqueles que foram presos ou interrogados pela polícia tinham 65 anos ou mais – alta de 5.8% no ano de 2000, de acordo com a Agência Nacional de Polícia (ANP).

A maioria foi presa por pequenos crimes, como furto e roubo.

Funcionários de prisão têm que trocar as fraldas de alguns detentos idosos e ajudá-los a tomarem banho

O aumento nos crimes cometidos pelos idosos é atribuído a uma maior dificuldade econômica, envelhecimento populacional e pura ganância, de acordo com um relatório divulgado pela ANP em 2013.

“O trabalho de funcionários de presídios está se transformando em cuidados de idosos e isso é um problema”, disse o oficial do Ministério da Justiça Shinsuke Nishioka, contrastando com a tradicional tarefa de garantir que os encarcerados não escapem.

Funcionários de Fuchu, a maior prisão para homens do Japão, têm que trocar as fraldas de alguns prisioneiros e ajudá-los a tomarem banho.

“Alguns dos prisioneiros idosos têm dificuldades auditivas,” disse Nishioka. “Eles não entendem as instruções e precisam ir ao banheiro várias vezes. É duro. Precisamos de mais funcionários.”

Especialistas em condicionamento físico serão enviados para atender as necessidades dos detentos idosos

Como parte do projeto para resolver a questão, as autoridades também aprovaram um plano para enviar especialistas em condicionamento físico a mais prisões para atender as necessidades dos detentos idosos.

A vida na prisão no Japão está longe de ser fácil – conversar é proibido enquanto estiver trabalhando, os prisioneiros devem andar em fila única e o banho é restrito.

Até mesmo em raros eventos colocados para entretenimento, os prisioneiros só têm permissão de sentarem com a coluna reta e suas mãos no colo. Aplaudir é geralmente proibido, cita a reportagem.

A vida é monótona, e naturalmente restrita, mesmo assim muitos preferem esse regime previsível em que eles têm abrigo, comida e cuidados médicos, à vida no lado de fora.

Os detentos ficam preocupados quando o momento da liberdade de aproxima

Yukie Kuwahara, responsável pela assistência social aos prisioneiros em Fuchu, disse que os detentos ficam preocupados quando o momento da liberdade de aproxima. “Eles não precisam se preocupar com coisas do dia a dia dentro da prisão”, disse ela.

O índice de reincidência para aqueles com mais de 65 anos é alto. De acordo com dados do governo, cerca de 70% de infratores idosos voltam para a prisão dentro de 5 anos.

A prisão de Fuchu oferece ajuda, como treinamento para procurar por emprego e palestras sobre serviços de assistência social, quando o momento dos prisioneiros serem soltos se aproxima.

Casas de passagem também foram estabelecidas para ajudar ex-infratores em seus dias iniciais de liberdade, oferecendo aulas de computação, de boas maneiras e jantares diários durante um período de permanência de 16 semanas.

 

Fonte e imagens: Jiji via Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!