Alta no preço da gasolina pela 6a. semana consecutiva

O litro da gasolina de alta octanagem (ハイオク – haioku) chegou a mais de 140 ienes. Querosene também subiu mais. Confira.

gasolina comum, gasolina de alta octanagem e querosene mais caras pela 6a. semana consecutiva (Sputnik Japan)

A Agência de Energia e Recursos Naturais, ligada ao Ministério da Economia, Comércio e Indústria, anunciou na tarde de quarta-feira (18), que o preço médio de 1 litro de gasolina comum no varejo subiu o,4, chegando a 130,9 ienes, na média nacional, com alta pela sexta semana consecutiva.

Publicidade

Comparando com o passado, em 16 de novembro de 2015, o preço médio foi de 131,6 ienes, o que significa quase que a equiparação depois de 1 ano e 2 meses.

Estabilidade na semana que vem

De acordo com a Agência, “em janeiro iniciou-se o corte na produção do petróleo, pelos países produtores, com o aumento do preço do barril, além da alta do iene, o que causou aumento no valor do custo, refletindo no preço do varejo. Na semana que vem a expectativa é de estabilização dos preços”.

Diferença de preços nas províncias

Segundo a Agência, houve aumento de preços em 34 províncias, enquanto que 9 tiveram queda e 4 mantém o mesmo da semana anterior. A província onde foi encontrada a gasolina mais cara foi Nagasaki, com média de 138,9 ienes o litro. Em contrapartida, 126,8 ienes o litro é a média da mais barata – Saitama.

Gasolina de alta octanagem e querosene

A chamada de “haioku” também sofreu alta no preço de varejo, sendo comercializada ao preço médio de 141,7 ienes o litro.

Neste inverno, muitas residências usam o aquecedor a querosene e, esse também pesa no bolso do consumidor. O preço médio teve alta de 0,4, passando a 110,2 por litro. Isso significa que ao comprar um galão de 18 litros o consumidor desenbolsará 12 ienes a mais: 1.399, o que se traduz em alta consecutiva pela 13a. semana.

 

Fonte: T-Shite e Yomiuri
Imagem ilustrativa: Sputnik Japan

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mãe responde na Justiça por não deixar a filha estudar para ser artista

Publicado em 19 de janeiro de 2017, em Crime

A mãe de uma adolescente privilegiou a suposta carreira da filha e não a deixou ir para a escola. Agora responde na Justiça.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!