Diretor do Comitê Olímpico se desculpa por comentário machista

Diretor do comitê olímpico faz coletiva de imprensa na quinta-feira (4) para se desculpar de comentários machistas durante reunião no dia anterior.

Diretor Mori durante a coletiva (Imagem: NHK)

Na tarde de quinta-feira (4), Yoshiro Mori, diretor do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, fez uma coletiva de imprensa no escritório do comitê para se desculpar dos comentários machistas. “Minhas palavras ontem ferem o espírito das Olimpíadas”, disse aos jornalistas.

Publicidade

Mori se refere aos comentários machistas que proferiu durante reunião de conselho na quarta-feira (3). Nessa ocasião, o diretor disse que “quando há muita mulher, as reuniões ficam longas” e outras opiniões de cunho machista. Mori foi duramente criticado por outros políticos e nas redes sociais, e diversas pessoas pediram sua renúncia do cargo.

O Comitê Olímpico Japonês (JOC) tem como uma das principais metas aumentar para 40% a participação de mulheres na diretoria. “Se a administração focar em números, será difícil de gerir. Eu apenas comentei uma conversa que ouvi da diretoria e acabei falando aquilo”, comenta Mori.

Em seguida, Mori disse: “Não penso em renunciar”, negando a possibilidade de uma renúncia por parte do diretor. Quando questionado pelos jornalistas sobre o que ele acha sobre as inúmeras vozes de pessoas dentro e fora do Japão pedindo sua renúncia, o diretor falou: “Eu humildemente aceito todas as opiniões. Por isso, retiro o que disse”.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Número de crimes no Japão em 2020 cai para o menor nível na era pós-guerra

Publicado em 5 de fevereiro de 2021, em Sociedade

O declínio foi acentuado em crimes de rua, visto que as pessoas ficaram mais tempo em casa durante a pandemia.

Homem alegmado (ilustrativa/banco de imagens)

O número de crimes registrados no Japão em 2020 atingiu o menor nível na era pós-guerra pelo 6º ano consecutivo, com um declínio acentuado em crimes de rua, visto que as pessoas ficaram mais tempo em casa durante a pandemia de coronavírus, mostraram dados na quinta-feira (4).

Publicidade

Entretanto, o número de consultas sobre violência doméstica e cibercrimes chegou a níveis de recorde de alta, de acordo com dados da Agência Nacional de Polícia – ANP.

No geral, houve 614.303 casos de crimes no Japão no ano passado, queda de 17,9% em relação aos números de 2019, o ritmo mais rápido de declínio em registro.

“Mudanças na sociedade, como a propagação do ‘novo normal’ (em meio à pandemia) continuarão a causar impacto na situação futura de crimes”, disse um oficial da ANP.

“Mas é possível que haja mais vítimas de abuso, violência doméstica e stalking que se mantêm ocultas, então tomaremos medidas preventivas ao responder prontamente às consultas”.

No Japão, o número de crimes atingiu o pico em 2002 quando a polícia registrou 2.853.739 casos.

Fonte: News and Culture

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!