Governo Suga está perdendo prestígio

O índice de aprovação do Gabinete Suga vem em queda disparada. Quando assumiram Suga e seus ministros, o índice era de 63%.

Posse do novo gabinete em 16 de setembro de 2020 (Kantei)

O índice de aprovação do Gabinete Suga não para de despencar. Apenas quatro meses após a posse do governo, o índice de desaprovação reverteu o de apoio.

Publicidade

Quando Yoshihide Suga assumiu como substituto de Abe, em setembro do ano passado, os índices eram de 63% de apoio para o seu gabinete e de 13% de desaprovação. 

No entanto, os de apoio começaram a cair nos meses subsequentes, enquanto os de desaprovação foram aumentando. 

Em uma pesquisa de opinião pública realizada pelo jornal Asahi, em 23 e 24 da semana anterior, os índices foram de 33% de aprovação e de 45% de desaprovação.

Pela primeira vez o de desaprovação ficou maior do que o de apoio. Outros veículos de mídia que realizaram pesquisa obtiveram resultados parecidos.

Isso mostra que os apoiadores do conservador PLD-Partido Liberal Democrata, atualmente da situação, também estão se afastando, o que pode afetar a força centrípeta do primeiro-ministro Yoshihide Suga e afetar as eleições gerais neste outono. 

Há um forte sentimento de crise dentro do partido no poder, mas há poucas cartas com uma ofensiva de reversão, colocando a administração em situação mais difícil. 

Motivo da queda de popularidade

As novas contramedidas em resposta ao coronavírus parecem ter tido um grande impacto. Mais de 60% dos entrevistados não consideraram boas as medidas do governo e 80% disseram que as últimas declarações do estado de emergência emitidas para 11 províncias foram “tarde demais”.

Há uma discussão dentro do partido no poder de que “qualquer outro seria criticado pelas respostas ao coronavírus”,  mas o presidente do Partido Democrático Constitucional, Jun Azumi, disse na segunda-feira (25): “enquanto faziam promessa para frear a expansão da infecção, pisaram no acelerador da economia e o povo sente que ficou para trás”.  

Dificuldade do partido nas próximas eleições

O Japão tem um sistema de gabinete parlamentar, e o primeiro-ministro é nomeado por voto parlamentar entre os membros da Dieta.

Uma vez que o primeiro-ministro é eleito com base na maioria no parlamento, é costume que o líder do partido no poder se torne o primeiro-ministro. Mas haverá uma diferença entre os índices de aprovação do gabinete e o de aprovação do partido da situação.

Segundo os resultados da pesquisa de opinião pública do Mainichi Shimbun, publicados no sábado (23), o índice de apoio ao gabinete Suga é de 33%, o mesmo apurado pelo Asahi.

No entanto, o de aprovação ao PLD, também vem em queda, chegando a apenas 28%. Portanto, o partido do poder está em situação visivelmente difícil.

Fontes: Asahi e Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Subsidiária da Toyota aceita funcionários das indústrias pesadas

Publicado em 26 de janeiro de 2021, em Economia

Essa é uma ação solidária porque as indústrias de aviação e naval estão passando por um período difícil, afetadas pela crise gerada pelo novo coronavírus.

Imagem ilustrativa (ANN)

A Toyota Auto Body (Toyota Shatai), subsidiária da maior montadora do Japão, já está recebendo recursos humanos de outras fábricas, como transferidos para a sua empresa.

Publicidade

Enquanto a indústria automobilística está em fase de recuperação diante da crise do novo coronavírus, as de aeronáutica estão amargando um período difícil. 

Por isso, são centenas de funcionários da Mitsubishi Heavy Industries e da Kawasaki Heavy Industries já parcialmente transferidos ou a serem, como forma de manter a empregabilidade.

Soube-se que uma parte dos funcionários da Kawasaki já estão trabalhando na planta de Inabe (Mie) da Toyota Shatai.

Os da Mitsubishi deverão ser alocados em fevereiro na planta de Yoshihara, em Toyota (Aichi).

A produção do veículo Alphard, fabricado pela Toyota Auto Body, está aumentando, mesmo em meio à crise, resultando em escassez de mão de obra, o que será suprida com esses “empréstimos”.

Com a crise há um movimento crescente entre as empresas para acomodar os recursos humanos e proteger o emprego. A ANA Holdings tem encaminhado seus funcionários para a rede Nojima de varejo de eletroeletrônicos e até para prefeituras locais, a fim de manter as vagas de seus recursos humanos.

Fontes: ANN e Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!