Governo Suga está perdendo prestígio

Publicado em 26 de janeiro de 2021, em Política

O índice de aprovação do Gabinete Suga vem em queda disparada. Quando assumiram Suga e seus ministros, o índice era de 63%.

Neste Artigo:
&nbspGoverno Suga está perdendo prestígio
Posse do novo gabinete em 16 de setembro de 2020 (Kantei)

O índice de aprovação do Gabinete Suga não para de despencar. Apenas quatro meses após a posse do governo, o índice de desaprovação reverteu o de apoio.

Publicidade

Quando Yoshihide Suga assumiu como substituto de Abe, em setembro do ano passado, os índices eram de 63% de apoio para o seu gabinete e de 13% de desaprovação. 

No entanto, os de apoio começaram a cair nos meses subsequentes, enquanto os de desaprovação foram aumentando. 

Em uma pesquisa de opinião pública realizada pelo jornal Asahi, em 23 e 24 da semana anterior, os índices foram de 33% de aprovação e de 45% de desaprovação.

Pela primeira vez o de desaprovação ficou maior do que o de apoio. Outros veículos de mídia que realizaram pesquisa obtiveram resultados parecidos.

Isso mostra que os apoiadores do conservador PLD-Partido Liberal Democrata, atualmente da situação, também estão se afastando, o que pode afetar a força centrípeta do primeiro-ministro Yoshihide Suga e afetar as eleições gerais neste outono. 

Há um forte sentimento de crise dentro do partido no poder, mas há poucas cartas com uma ofensiva de reversão, colocando a administração em situação mais difícil. 

Motivo da queda de popularidade

As novas contramedidas em resposta ao coronavírus parecem ter tido um grande impacto. Mais de 60% dos entrevistados não consideraram boas as medidas do governo e 80% disseram que as últimas declarações do estado de emergência emitidas para 11 províncias foram “tarde demais”.

Há uma discussão dentro do partido no poder de que “qualquer outro seria criticado pelas respostas ao coronavírus”,  mas o presidente do Partido Democrático Constitucional, Jun Azumi, disse na segunda-feira (25): “enquanto faziam promessa para frear a expansão da infecção, pisaram no acelerador da economia e o povo sente que ficou para trás”.  

Dificuldade do partido nas próximas eleições

O Japão tem um sistema de gabinete parlamentar, e o primeiro-ministro é nomeado por voto parlamentar entre os membros da Dieta.

Uma vez que o primeiro-ministro é eleito com base na maioria no parlamento, é costume que o líder do partido no poder se torne o primeiro-ministro. Mas haverá uma diferença entre os índices de aprovação do gabinete e o de aprovação do partido da situação.

Segundo os resultados da pesquisa de opinião pública do Mainichi Shimbun, publicados no sábado (23), o índice de apoio ao gabinete Suga é de 33%, o mesmo apurado pelo Asahi.

No entanto, o de aprovação ao PLD, também vem em queda, chegando a apenas 28%. Portanto, o partido do poder está em situação visivelmente difícil.

Fontes: Asahi e Mainichi


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão