Povo é chamado para referendo do Plano Metropolitano de Osaka

A proposta, pela segunda vez, é de extinção do governo municipal para a criação de quatro distritos com administração especial.

Icônico ponto central Dotonbori, em Osaka (PM)

O povo da província de Osaka irá às urnas em 1.º de novembro para decidir se acata ou rejeita o Plano Metropolitano de Osaka. 

Publicidade

O que significa isso? Os defensores do plano preveem a extinção do governo municipal para a criação de quatro distritos com administração especial. Se aprovado, serão Yodogawa-ku, Kita-ku, Tennoji-ku e Chuo-ku, com migração a ocorrer daqui a 5 anos, em 1.º de janeiro do ano 7 da era Reiwa. 

Argumentam que a mudança vai eliminar a redundância de trâmites administrativos entre os governos da cidade de Osaka e da província homônima, o que representa grande economia.

O prefeito Ichiro Matsui é o presidente do Partido da Restauração de Osaka, legenda que defende o plano. Mas essa não é a primeira vez que os cidadãos são convocados para votação em referendo. Na gestão do então governador Hashimoto, o povo disse não.

São 2,2 milhões de eleitores e, como se sabe, o voto não é obrigatório no Japão. Portanto, independente de todos votarem ou não, a maioria vence, seja a favor ou contra a proposta. 

Os contra isso

Proposta de 4 distritos da futura região metropolitana de Osaka, se for aprovada (NHK)

Um representante do PLD-Partido Liberal Democrata, Kitano, é contra e explica. No seu ponto de vista a história da cidade de Osaka será apagada e o nível do serviço público cairá. Muitos cidadãos da capital pensam como ele, por isso derrubaram o plano da primeira vez.

Estrangeiros não têm direito 

Os residentes estrangeiros não poderão expressar sua opinião no referendo, embora façam parte dos 5% da população da cidade de Osaka – cerca de 150 mil. Um terço desses estrangeiros têm visto de residência permanente especial, que são os descendentes de coreanos. 

Embora tenham pedido direito ao voto por terem nascido em Osaka ainda não lhes foi concedido. 

Uma enquete está sendo realizada entre os residentes estrangeiros, cujos resultados serão mostrados só depois do referendo. Segundo a organização que a preparou as opiniões estão divididas mas um dos pontos que mais preocupa é a questão da educação das crianças.

Fontes: NHK, Asahi e Sankei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Imperdível parque das rosas em Gifu

Publicado em 29 de outubro de 2020, em Tome Nota

As rosas de outono têm 2 características marcantes. As cores ficam mais acentuadas e o aroma mais intenso.

Um dos jardins encantadores do parque (HP)

Em um dos mais maiores do mundo e mais belos parques das rosas do Japão está acontecendo a temporada das rosas de outono. 

Publicidade

Só para se ter uma ideia da dimensão do parque, tem área equivalente a 17 Nagoya Dome, o estádio de beisebol. Ou seja, são 80,7 hectares de jardins que compõem o parque temático das rosas do mundo e do Japão, entre outras flores. 

Foi inaugurado pela província de Gifu em abril de 1996 e desde então vem encantando os visitantes que se deslocam de outras províncias só para apreciar as rosas de todas as variedades. 

A temporada das roseiras de outono segue até 8 de novembro. Nessa estação as rosas são caracterizadas pelas cores acentuadas e rica fragrância devido à grande diferença de temperatura entre o dia e a noite.

Certamente vai gravar vídeos incríveis, tirar belas fotos, além de se proporcionar um dia de relax. No local tem cafés e também loja de mudas.

花フェスタ記念公園

Hana Festa Memorial Park 

Foto: HP

  • Horário até 8 de novembro: 9h às 17h 
  • Horário entre 11 de novembro a 31 de março: 9h às 16h30
  • Folga: 3.ª feira
  • Ingresso fora de temporada: gratuito para estudantes com idade inferior ao colegial e ¥530 para adultos
  • Ingresso nas temporadas de primavera e outono: gratuito para estudantes com idade inferior ao colegial e ¥1.050 para adultos
  • Estacionamento: gratuito, comporta 1,7 mil veículos
  • Local: cidade de Kani (toque aqui para abrir o mapa)
  • Página web (inglês): http://www.hanafes.jp/hanafes/aboutus/english 

Ótimo passeio!

Fontes: CBC TV e divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!