Yoshihide Suga em posição de destaque para primeiro-ministro do Japão

Publicado em 9 de setembro de 2020, em Política

Debate começa nesta quarta-feira (9) entre três candidatos dispostos a suceder o líder de longo tempo Shinzo Abe.

Neste Artigo:
&nbspYoshihide Suga em posição de destaque para primeiro-ministro do Japão
Yoshihde Suga, atual secretário-chefe do gabinete (NHK)

Yoshihide Suga está em curso para uma vitória esmagadora na corrida para se tornar o próximo primeiro-ministro do Japão, mostrou um cálculo do jornal Asahi, enquanto o debate começa no fim desta quarta-feira (9) entre três candidatos dispostos a suceder o líder de longo tempo Shinzo Abe.

Publicidade

Suga, atual secretário-chefe do gabinete, tem suporte de 308 – quase 80% – dos membros do dominante PLD (Partido Liberal Democrata) com cadeiras no parlamento para se tornar líder, segundo o Asahi.

Isso significa que Suga já tem 58% do total de votos do PLD – mais do que a maioria exigida – sem mesmo contar os adicionais 141 votos que virão de comitês de partidos provinciais.

&nbspYoshihide Suga em posição de destaque para primeiro-ministro do Japão
Fumio Kishida, ex-ministro de relações exteriores (NHK)

A eleição de chefia do partido será realizada em 14 de setembro, data estabelecida após a decisão de Abe em renunciar por razões de saúde. O vencedor está praticamente garantido para se tornar o premier por causa da maioria parlamentar do PLD.

Suga, o ex-ministro da defesa Shigeru Ishiba e o ex-ministro de relações exteriores Fumio Kishida aparecerão em um debate televisivo nesta quarta-feira, defendendo quem deveria liderar o país após quase 8 anos sob Abe.

Shinzo Abe teve sucesso com suas iniciativas econômicas “Abenomics”, mas a pandemia de coronavírus erradicou essas conquistas.

O Japão, a terceira maior economia do mundo, chegou a sua pior recessão pós-guerra no segundo trimestre deste ano com um recorde de contração anualizada de 28%, mostraram dados do governo na terça-feira (8).

&nbspYoshihide Suga em posição de destaque para primeiro-ministro do Japão
Shigeru Ishiba, ex-ministro da defesa (NHK)

Suga disse na terça-feira (7) que o maior trabalho para o novo primeiro-ministro seria restabelecer a economia prejudicada pelo coronavírus.

Ishiba tem sido uma figura popular entre o público enquanto Kishida tem a experiência diplomática que falta em Suga, mas eles têm somente uma fração do suporte do PLD que o secretário-chefe do gabinete desfruta, segundo o Asahi.

Fonte: USA Today


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão