Yoshihide Suga é nomeado novo primeiro-ministro do Japão

Publicado em 16 de setembro de 2020, em Política

Suga prometeu avançar com as políticas do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe.

Neste Artigo:
&nbspYoshihide Suga é nomeado novo primeiro-ministro do Japão
Yoshihide Suga foi nomeado primeiro-ministro do Japão nesta quarta-feira,16 de setembro de 2020 (NHK)

Yoshihide Suga, o novo líder do Partido Liberal Democrata (PLD), foi nomeado o primeiro-ministro do Japão pela poderosa Câmara dos Representantes nesta quarta-feira (16), com seu foco imediato em restabelecer a economia abatida enquanto mantém o novo coronavírus sob controle.

Publicidade

Suga prometeu avançar com as políticas do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe como a “Abenomics”, uma mistura de medidas destinadas a combater a deflação e estimular o crescimento na terceira maior economia do mundo, e formará um gabinete no fim desta quarta-feira que deve ser preenchido com faces familiares que serviram na administração anterior.

Suga, de 71 anos e filho de um agricultor, que ao contrário de Abe e muitos outros legisladores no Japão não é herdeiro de uma dinastia política, apontou a possibilidade de passos adicionais para apoiar a economia.

Isso viria com um pacote de 230 trilhões de ienes (US$2,2 trilhões) que o governo já estabeleceu para combater o surto de Covid-19, incluindo subsídios para empresas em dificuldades e promoção do turismo doméstico.

Ele também assumirá uma revisão radical da política de segurança nacional do Japão que foi iniciada por Abe após planos de introduzir um sistema de defesa antimíssil desenvolvido pelos EUA terem sido descartados devido a questões técnicas.

O ministro da saúde, Katsunobu Kato, poderá ser o sucessor de Suga como secretário-chefe de gabinete, um posto importante cujo detentor atua como coordenador de políticas e principal porta-voz do governo.

Muitos outros membros do gabinete, como o ministro das finanças Taro Aso e o ministro de relações exteriores Toshimitsu Motegi, devem ser mantidos.

O ministro da defesa, Taro Kono, deve ser nomeado ministro responsável pela reforma administrativa, uma área que Suga prometeu focar em reduzir o secionalismo burocrático.

O gabinete de Abe renunciou em massa na manhã desta quarta-feira, encerrando um mandato de quase 8 anos. Em agosto ele anunciou que precisava de tratamento para uma doença intestinal crônica.

Suga será o primeiro-ministro mais velho a assumir o posto desde Kiichi Miyazawa em 1991.

Fonte: Mainichi


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão