Governo poderá requisitar ‘fechamento’ de restaurantes e casas noturnas que não cumprem medidas preventivas

As casas que não cumprem medidas preventivas contra o novo coronavírus poderão ser alvo de fechamento temporário, por causa dos clusters de infecção.

Primeiro-ministro Abe e governador Yoshimura (Kantei)

Como a infecção pelo novo coronavírus se espalha principalmente em áreas metropolitanas como Tóquio, o governo quer tomar medidas para impedir a disseminação dos clusters de infecção. Está considerando solicitar fechamento temporário das casas noturnas e restaurantes que não tomam as medidas de segurança.

Publicidade

Na terça-feira (14) o quadro dos testados positivo mostra o elevado número em Tóquio, com 143, 32 em Saitama, 26 em Kanagawa e 20 em Osaka. Esses focos de infecção foram um dos temas da pauta entre o primeiro-ministro e o governador em visita ao palácio.

O primeiro-ministro Shinzo Abe recebeu o governador Hirofumi Yoshimura, da província de Osaka, em uma reunião. O governador agradeceu Abe pelo apoio durante esse período difícil e ele, por sua vez, declarou “demonstrou uma forte liderança nas contramedidas corona e gostaria de apresentar meu respeito”, trocando palavras gentis.

“Estou respondendo a essa situação observando com muita tensão. Gostaria de combater completamente os clusters de infecção para impedir a propagação da infecção”, disse Abe para Yoshimura. 

O governo está se tornando mais cauteloso na observação da disseminação de infecções nas cidades, o que pode levar à infecções secundárias em idosos, referindo-se às casas noturnas e restaurantes que recebem clientes para entretenimento, as quais não seguem as diretrizes de prevenção da infecção. Comentou que está considerando se há necessidade de solicitar fechamento temporário com base no artigo 24 da Lei sobre Medidas Especiais.

Campanha GoTo Travel

Por outro lado, a campanha de incentivo ao consumo do governo, intitulada GoTo Travel, com início previsto para 22 deste mês, há opiniões contrárias diante desses clusters de infecção. 

Yoshimura expressou sua opinião dizendo “essa campanha nacional não deve ser feita agora”, embora seja a favor da reativação socioeconômica. Sua sugestão foi de começar localmente para ir expandido a nível nacional aos poucos enquanto se observa a situação da propagação da infecção.

A oposição ao governo apontou que o efeito esperado não será alcançado na atual situação. Os governos locais também estão preocupados com a propagação da infecção. Por esse motivo, existem algumas opiniões dentro da situação de ouvir a opinião pública para se pensar em um plano de ação. 

Esse orçamento deverá ser aprovado em plenário na quarta e quinta-feira, quando se espera que tenha discussão entre os membros do governo e da comissão com especialistas.

Fontes: NHK, Nikkan Sports, Mainichi e Kantei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Singapura enfrenta grave surto de dengue

Publicado em 15 de julho de 2020, em Ásia

A situação em Singapura está causando preocupação entre especialistas em relação à carga aumentada sobre o sistema médico.

O Aedes aegypti, transmissor da dengue (banco de imagens PM)

Singapura, além de lidar com o coronavírus, também está este ano enfrentando dificuldades com um surto de dengue. A situação está causando preocupação entre especialistas em relação à carga aumentada sobre o sistema médico.

Publicidade

O número de casos de dengue na cidade-estado vem aumentando neste ano. Mais de 17 mil foram confirmados, e ao menos 12 pessoas morreram. Casos semanais excederam 1.000 por 5 semanas consecutivas.

Oficiais da saúde alertam que o número anual de infecções poderia atingir uma alta recorde. Em um esforço para conter a propagação, eles estão aumentando a frequência de trabalho de desinfestação em torno de habitações públicas.

Segundo autoridades, o coronavírus é um fator por trás do surto de dengue. Eles dizem que ficar em casa aumenta as chances de uma pessoa ser picada por um mosquito. Acredita-se que atividade econômica restrita tenha deixado muitas poças d’água em locais de construção não removidas.

Um especialista alerta que o surto de dengue junto com a Covid-19 está criando um problema de saúde complicado.

Ooi Eng Eong, professor da Escola Médica Duke-NS diz, “O impacto sobre o sistema de saúde pode virar uma bola de neve e ficar cada vez maior até se sobrecarregar. Não afeta apenas os pacientes de dengue e Covid-19, mas também aqueles com outras doenças”.

Ele disse que é importante reduzir as infecções de ambas as doenças a fim de permitir que outros acessem os recursos de saúde.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!