Governo poderá requisitar ‘fechamento’ de restaurantes e casas noturnas que não cumprem medidas preventivas

Publicado em 15 de julho de 2020, em Política

As casas que não cumprem medidas preventivas contra o novo coronavírus poderão ser alvo de fechamento temporário, por causa dos clusters de infecção.

Neste Artigo:
&nbspGoverno poderá requisitar ‘fechamento’ de restaurantes e casas noturnas que não cumprem medidas preventivas
Primeiro-ministro Abe e governador Yoshimura (Kantei)

Como a infecção pelo novo coronavírus se espalha principalmente em áreas metropolitanas como Tóquio, o governo quer tomar medidas para impedir a disseminação dos clusters de infecção. Está considerando solicitar fechamento temporário das casas noturnas e restaurantes que não tomam as medidas de segurança.

Publicidade

Na terça-feira (14) o quadro dos testados positivo mostra o elevado número em Tóquio, com 143, 32 em Saitama, 26 em Kanagawa e 20 em Osaka. Esses focos de infecção foram um dos temas da pauta entre o primeiro-ministro e o governador em visita ao palácio.

O primeiro-ministro Shinzo Abe recebeu o governador Hirofumi Yoshimura, da província de Osaka, em uma reunião. O governador agradeceu Abe pelo apoio durante esse período difícil e ele, por sua vez, declarou “demonstrou uma forte liderança nas contramedidas corona e gostaria de apresentar meu respeito”, trocando palavras gentis.

“Estou respondendo a essa situação observando com muita tensão. Gostaria de combater completamente os clusters de infecção para impedir a propagação da infecção”, disse Abe para Yoshimura. 

O governo está se tornando mais cauteloso na observação da disseminação de infecções nas cidades, o que pode levar à infecções secundárias em idosos, referindo-se às casas noturnas e restaurantes que recebem clientes para entretenimento, as quais não seguem as diretrizes de prevenção da infecção. Comentou que está considerando se há necessidade de solicitar fechamento temporário com base no artigo 24 da Lei sobre Medidas Especiais.

Campanha GoTo Travel

Por outro lado, a campanha de incentivo ao consumo do governo, intitulada GoTo Travel, com início previsto para 22 deste mês, há opiniões contrárias diante desses clusters de infecção. 

Yoshimura expressou sua opinião dizendo “essa campanha nacional não deve ser feita agora”, embora seja a favor da reativação socioeconômica. Sua sugestão foi de começar localmente para ir expandido a nível nacional aos poucos enquanto se observa a situação da propagação da infecção.

A oposição ao governo apontou que o efeito esperado não será alcançado na atual situação. Os governos locais também estão preocupados com a propagação da infecção. Por esse motivo, existem algumas opiniões dentro da situação de ouvir a opinião pública para se pensar em um plano de ação. 

Esse orçamento deverá ser aprovado em plenário na quarta e quinta-feira, quando se espera que tenha discussão entre os membros do governo e da comissão com especialistas.

Fontes: NHK, Nikkan Sports, Mainichi e Kantei


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão