Passageiros impedidos de entrar no Japão: sobe para 73 países

O governo anunciou na terça-feira que elevou para nível 3 o risco das doenças infecciosas de novos 49 países.

Ministro Motegi em pronunciamento na terça-feira (ANN)

Em meio à gravidade da disseminação do novo coronavírus o Ministro das Relações Exteriores, Toshimitsu Motegi, informou na terça-feira (31) que elevou para nível 3 o risco das doenças infecciosas, em relação a 49 países. Assim, esse número sobe para 73 no total. 

Publicidade

Atualmente são 180 países com restrições de entrada nos seus respectivos aeroportos para evitar mais contágio. Cada um desses classifica em níveis de 1 a 3 para qualificar os riscos de contágio das doenças infecciosas. 

O MOFA-Ministério das Relações Exteriores incluiu os Estados Unidos, Coreia do Sul, quase todos os países da Europa e parte da Ásia e América do Sul, incluindo o Brasil, nessa lista dos 49 países. Ele recomenda suspender a viagem para o Japão por um período ainda não determinado, pois a entrada não será permitida

Motivo dessa decisão

Na terça-feira são mais de 760 mil pessoas infectadas em 176 países, no quadro da pandemia do Covid-19.

Países em roxo, nível 3, e os demais em lilás, nível 2 (MOFA, atualização na terça-feira)

Além disso, a velocidade de propagação da infecção está se acelerando. Foram necessários mais de 60 dias para alcançar as primeiras 100 mil pessoas infectadas em todo o mundo. No entanto, acelerou para 11 dias até atingir 200 mil e 4 dias para chegar a 300 mil e, recentemente, houve aumento de 100 mil em apenas dois dias. Em alguns países, o número de mortes aumentou várias centenas todos os dias.

No Japão, nos últimos 10 dias a cada 4 novos casos um é de estrangeiro que entrou no país.

Por isso o ministério decidiu elevar o nível de risco para 3, além de subir para nível 2 todos os demais países de nível 1. Isso significa que as pessoas desses países devem evitar de viajar sem necessidade ou urgência.

Em breve os estrangeiros com visto de residência no Japão que passaram até 2 semanas nos seus países de origem também serão alvo de recusa de entrada.

Compreenda os níveis do risco de doença infecciosa

Esses 4 níveis são de padrão internacional, ou seja, adotado por todos os países para sua proteção.

  1. Nível de cuidado
  2. Interromper viagens desnecessárias
  3. Recomendação para não viajar (suspender a viagem)
  4. Recomenda de evacuação
Fontes: MOFA, NHK e ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fujifilm aumentará produção do Avigan para tratamento do coronavírus

Publicado em 31 de março de 2020, em Sociedade

Ações da empresa aumentam após Shinzo Abe apoiar pesquisa clínica do medicamento.

A Fujifilm reiniciou a produção do Avigan no início de março (NHK)

A Fujifilm Holdings disse na segunda-feira (30) que estava se preparando para aumentar a produção do Avigan, após o primeiro-ministro Shinzo Abe ter manifestado suporte para o uso do medicamento contra influenza no tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus.

Publicidade

Ensaios clínicos começam nesta terça-feira (31). Alguns médicos no Japão já administraram o Avigan para propósitos de pesquisa, mas testes clínicos liderados pela companhia são uma necessidade a fim de ganhar aprovação para ampla distribuição como tratamento.

Os experimentos serão conduzidos pela subsidiária Fujifilm Toyama Chemical em cerca de 100 pessoas.

O Avigan ganhou atenção após a China dizer que ele é eficaz contra a Covid-19

O governo japonês tem uma reserva estratégica de 2 milhões de doses de Avigan, mas essa quantidade pode não ser suficiente para todos os pacientes de coronavírus.

A Fujifilm reiniciou a produção do Avigan no início de março. Para aumentá-la, a companhia está pedindo ajuda de fornecedores de matéria-prima e está considerando terceirizar parte do processo de fabricação.

Ações da Fujifilm dispararam com a notícia, aumentando 11% para 5,549 em um ponto na segunda-feira em Tóquio.

O Avigan, desenvolvido pela Toyoma Chemical, ganhou atenção no início de março, após um oficial chinês ter dito que ensaios clínicos indicaram que o medicamento é eficaz no tratamento do coronavírus.

Abe sugeriu no sábado (28) que o Japão seguiria o exemplo da China em considerar o Avigan como tratamento para coronavírus, dizendo que a nação “expandirá pesquisa clínica” sobre o Avigan e “começará a aumentar a produção do medicamento”.

“Também planejamos iniciar o processo de ensaio clínico exigido para aprovação formal de tratamentos para infecção pelo novo coronavírus”, acrescentou Abe.

Abe falou com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde – OMS, Thedros Adhanom Ghebreyesus por telefone na segunda-feira, em que o líder japonês explicou que o país conduzirá ensaios clínicos para o Avigan a fim de que ele seja oficialmente aprovado como medicamento contra coronavírus.

Tedros disse que a OMS está determinada a coordenar entre os países para desenvolver vários medicamentos e vacinas contra a Covid-19.

O Avigan foi aprovado por reguladoras japonesas em 2014

O Avigan foi aprovado por reguladoras japonesas em 2014. Mas, ao contrário de outros medicamentos para influenza como o Tamiflu, ele não esteve em produção contínua porque é somente usado para tratar novos ou reemergentes vírus da influenza, e a pedido do ministro da saúde.

No início de março, o governo chinês disse que o Avigan provou ser eficaz contra o vírus em ensaios clínicos. Nenhum efeito colateral óbvio foi reportado. Entretanto, alguns pesquisadores têm alertado que o Avigan precisa ser usado com grande cautela porque ele pode causar sérias anormalidades fetais se tomado por gestantes.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!