Medidas econômicas de emergência superiores às de 2008, com benefício em dinheiro para população

O governo está em fase de formulação urgente de medidas econômicas sem precedentes, as quais deverão ultrapassar as tomadas durante o Lehman Shock.

Shinzo Abe em coletiva de imprensa sobre o novo pacote de emergência (NHK)

Com a expansão do novo coronavírus, o Primeiro-Ministro Shinzo Abe informou no sábado (28) que está formulando um pacote de medidas econômicas de emergência.

Publicidade

Segundo Abe são superiores ao da crise de 2008, quando ocorreu a falência do Lehman Brothers, de magnitude sem precedentes. Para compreender essa escala, na época foram 56,80 trilhões de ienes, perfazendo mais de 10% do PIB  (produto interno bruto) nominal. 

Benefício em dinheiro para as famílias

Também informou que fornecerá uma provisão em dinheiro para pessoas físicas, especialmente para as famílias cuja renda diminuiu, e para as PMEs-pequenas e médias empresas afetadas pela desaceleração econômica, para que possam manter os empregos. 

Pretende alocar esses recursos no orçamento do país ainda neste ano fiscal. “Gostaria de compilar em cerca de 10 dias e enviá-lo à Dieta imediatamente”.

Quer manter o emprego do povo

Esse pacote será focado em 5 medidas, incluindo as para evitar a propagação da infecção, desenvolvimento de vacina e medicamentos, provisão médica, mas também da manutenção do emprego e continuidade das atividades das empresas.  

Ressaltou que, quando a propagação da infecção foi suprimida, “nos concentraremos em medidas ousadas de curto prazo para aumentar a demanda, nos setores de viagens, transporte, alimentação fora e eventos”.

Situação de emergência

Enquanto isso, a sede de contramedidas já decidiu sobre a força-tarefa do governo e já estabeleceu procedimentos legais no caso de precisar declarar situação de emergência.  

Nesse sentido, Abe afirmou que, apesar de ainda não tê-la feito não pode prever o fim do período de disseminação, mas reconheceu que está no momento crucial e que terá que empreender em uma batalha de longo prazo.

Reabertura das escolas

Enquanto isso, à medida que o número de pessoas infectadas aumenta em Tóquio e em outras províncias de Kanto e Kansai o governo ouvirá as opiniões do grupo de especialistas ainda esta semana para tomar decisão em relação à reabertura das escolas a partir do novo período.

A perspectiva é de que em abril possa distribuir 11 milhões de peças de máscara de tecido para estudantes do ensino elementar e médio, também para os professores.  

Fontes: Nikkei e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pandemia do novo coronavírus no mundo: em um dia mais de 60 mil novos casos

Publicado em 30 de março de 2020, em Notícias do Mundo

Os números do mundo são assustadores. São mais de 700 mil casos e o número de mortes ultrapassa 30 mil.

Infográfico: News Digest

Segundo relatório da OMS-Organização Mundial da Saúde, até domingo (29) o quadro era de 634.835 casos e o número de mortes em decorrência da doença causada pela infecção chegou a 29.957. Em ambos os dados estão incluídos os do navio Diamond Princess.

Publicidade

Mas, de acordo com o site Worldometeres, cuja equipe faz atualização em tempo real, até a manhã de segunda-feira (30) são 721.412 pessoas infectadas no mundo. Dessas 151.004 se recuperaram mas 33.956 morreram.

Os Estados Unidos estão com mais de 137 mil pessoas com infecção, bem superior à China com 81.439. Nos EUA a taxa de mortalidade é de 1,8% enquanto na Itália (97.689) chega a 11%.

No Japão a taxa de letalidade é de 3% e no Brasil de 3,2%. No país verde amarelo foram confirmados 4.256 casos, sendo que houve um aumento de 353 pessoas com infecção em 24 horas. 

Veja o quadro mundial com atualização frequente tocando aqui. Toque no país para visualizar os dados.

Parte da estatística mundial (Worldometers)

Fontes: News Digest, OMS, NHK e Worldometer

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!