Impacto econômico do coronavírus pode ser pior do que a crise de 2008

Foi o que disse o ministro da Revitalização da Economia. Na segunda-feira o governo informou que tomará medidas ágeis, incluindo subsídio.

Yoshihide Suga em coletiva de imprensa na segunda-feira (NHK)

Yoshihide Suga, secretário-geral do gabinete, reuniu a imprensa para explicar sobre a tendência da economia diante da disseminação do novo coronavírus.  

Publicidade

O governo vinha usando a frase “recuperação gradual”, mas diante da propagação desse vírus a gravidade da situação é perceptível.

“A disseminação do novo coronavírus teve um tremendo efeito sobre a economia como um todo. Continuaremos a monitorar cuidadosamente as tendências da economia mundial e vamos responder à políticas econômicas e fiscais de forma ágil, necessária e suficientemente. O governo e o partido no poder considerarão medidas econômicas específicas bem como as adicionais.

Ainda esta semana o governo deverá considerar medidas em larga escala em resposta àqueles que estão preocupados com suas vidas devido a uma drástica queda na renda.

Pior do que a crise de 2008

O ministro da Revitalização da Economia, Yasutoshi Nishimura, do PLD-Partido Liberal Democrático, disse em um programa de tevê no domingo – Nichiyo Hodo The Prime – que há possibilidade de uma crise igual ou superior à de 2008, chamada de Lehman Shock, ou a quebra do Banco Lehman Brothers.

Ministro da Revitalização Econômica (FNN)

Depois emendou dizendo que deverá tomar medidas econômicas drásticas.

Após a contenção da disseminação disse “gostaria de tomar medidas para estimular o turismo e o consumo em uma grande campanha ao mesmo tempo”.

Em relação à possibilidade da redução da atual taxa de imposto não tomou postura direta dizendo que está analisando minuciosamente para avaliar se isso fará girar o consumo. 

Em análise

Na segunda-feira o presidente do PLD-Partido Liberal Democrata, Fumio Kishida, que já foi ministro dos Negócios Estrangeiros, manifestou seu pensamento “não pretendo evitar a discussão sobre o imposto (consumo) mas existem várias dificuldades”. Em seu ponto de vista “não necessariamente beneficiaria apenas aqueles que estão com dificuldades”.

Mas afirmou que pretende continuar a discutir sobre esse assunto e também o do fornecimento de subsídio para o sustento, diante das medidas econômicas a serem adotadas para a situação atual. 

Abe se expressa na Câmara dos Representantes

Pressionado pelos representantes da oposição, na Dieta, o primeiro-ministro disse na tarde de segunda-feira que durante esta semana deverá ter um panorama sobre as novas medidas econômicas, incluindo o subsídio para o sustento, especialmente para as famílias menos favorecidas. Há muitas pessoas com os rendimentos afetados por causa dessa propagação e essa decisão é urgente.

Também foi questionado sobre a aplicação do exame PCR em pacientes com suspeita de infecção, já que a partir de 6 deste mês pode ser realizado sem ônus para eles. No entanto, se até 6 foram realizados 1.485 exames, após essa data 1.032, ou bem inferior. O governo respondeu que os médicos é que decidem se os pacientes necessitam ou não do exame. 

Fontes: NHK, FNN e ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Governo divulga mapa dos clusters dos casos de coronavírus

Publicado em 16 de março de 2020, em Sociedade

O governo detectou e divulgou um mapa com os clusters dos casos do Covid-19 no Japão. Até segunda-feira são 15.

Mapa divulgado pelo MHLW

O MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar divulgou na segunda-feira (16) o mapa dos clusters dos casos do Covid-19, identificados no Japão, no total de 15. 

Publicidade

De acordo com o mapa dos clusters (aglomerações) mostram os focos de onde saíram os maiores números de pessoas infectadas nas 10 províncias. Mostra visualmente clusters com mais de 5 casos (verde), acima de 10 (azul) e acima de 50 (vermelho).

Ele foi elaborado por médicos especialistas, especificando que tipos de aglomerações são, como de clubes de shows ao vivo na cidade de Osaka, de onde mais de 50 pessoas foram infectadas. 

Em Hokkaido a aglomeração em um bar com música ao vivo contagiou mais de 10 pessoas. No caso de Aichi foi por causa das casas de repouso de idosos ou em Chiba em academia de ginástica. 

Se houver mais identificação de clusters o MHLW fará atualização das informações em sua página web.

Fontes: Sankei, JNN e Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!